Encerramento do Natal da Mineiridade reúne uma série de atrações ligadas às manifestações da cultura popular no Circuito Liberdade

Cores, música, dança e a tradição das Folias de Minas fecham a grade de programação do Natal da Mineiridade, que movimentou aproximadamente 500 mil pessoas. Evento, que é gratuito, acontece no dia 6 de janeiro, às 18h, no Iepha-MG e no Palácio da Liberdade e vai contar com Maurício Tizumba, Folia de São Sebastião, a Caravana de Santos Reis, Folia de Reis São José, Folia de Reis de Santa Quitéria, dentre outros.

Reconhecida como patrimônio imaterial de Minas Gerais, as Folias de Minas - ou Folias de Reis - ocupam o Circuito Liberdade nesta sexta-feira (6/1) com uma série de apresentações. A tradição e os festejos da rica cultura mineira serão as principais atrações no Iepha-MG e no Palácio da Liberdade, a partir das 18h. A programação é gratuita.

O evento marca o encerramento do Natal da Mineiridade e da iluminação da Praça da Liberdade, que ocorre tradicionalmente no dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro. A fachada do Iepha-MG traz Maurício Tizumba, que recebe a Folia de São Sebastião, de Vespasiano, a Caravana de Santos Reis, de Lagoa Santa, e a União de Amigos, de Belo Horizonte.

No mesmo horário, no Palácio da Liberdade, se apresentam os grupos da cidade de Congonhas: Folia de Reis São José, Folia de Reis de Santa Quitéria, Folia do Menino Jesus do Alto Maranhão e Folia de Reis do Tijucal. O evento ainda conta com a apresentação do Presépio Vivo, com o Grupo de Teatro Dez Pras Oito.

As Folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural mineiro.

Folia de Reis do Menino Jesus do Alto do Maranhão de Congonhas

Folias de Minas

As Folias de Minas foram registradas como patrimônio cultural de Minas Gerais, pelo Iepha-MG, no dia 06 de janeiro de 2017. Também denominadas ternos ou companhias, as folias são manifestações culturais-religiosas cujos grupos se estruturam a partir de sua devoção aos santos como: Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. Geralmente, são formados por cantadores e tocadores, podendo apresentar personagens, como reis, palhaços e bastiões, que visitam casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins. Apresentam características regionais e as indumentárias variam de grupo para grupo, podem ser encontrados foliões que utilizam trajes militares, vestes de palhaço, máscaras ou roupas comuns. Os instrumentos que conduzem os cantos são as violas, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbos, sanfona e caixas. Possuem como principal elemento simbólico a bandeira e organizam-se a partir de ritos, como o giro ou jornada, encontros, festas e cumprimento de promessas.

A tradição, de origem ibérica, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros.

Maurício Tizumba Crédito Divulgação

Circuito Liberdade

O Circuito Liberdade é o maior complexo de cultura, turismo e economia criativa da América Latina. Criado em 2010, após a inauguração da Cidade Administrativa e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a região Norte de Belo Horizonte, o Circuito reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. As atividades dos equipamentos parceiros ao complexo cultural, buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. Atualmente, o Circuito Liberdade conta com 32 equipamentos culturais atuando em rede, na cidade de Belo Horizonte.