Circuito Liberdade recebe de forma inédita a virada de ano com o Réveillon da Liberdade

Fachadas e escadarias dos equipamentos no entorno da Praça da Liberdade vão ofertar ao público apresentações de DJs, VJs e inúmeras intervenções artísticas na noite de 31 de dezembro

WhatsApp Image 2022 12 28 at 13.44.10

A cultura e o turismo de Minas Gerais vão ocupar o Circuito Liberdade com uma rica e diversa programação no último dia do ano. O Governo de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Fundação Clóvis Salgado (FCS) realizam o Réveillon da Liberdade, que vai ocupar as escadarias e fachadas dos equipamentos que integram o Circuito Liberdade. DJs, Vj’s, duelo de MC’s, soul music e a gastronomia mineira são algumas das atrações preparadas para a noite da virada em um dos pontos mais charmosos de Belo Horizonte. O anúncio do evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (28/12), no Palácio da Liberdade, e contou com a presença de Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, e Natalie Oliffson, gestora do Palácio da Liberdade.

WhatsApp Image 2022 12 28 at 13.43.22

Com um investimento de aproximadamente R$ 600 mil, o Réveillon da Liberdade vai ocupar o Memorial Vale, o Iepha-MG, o Espaço UFMG e a Funarte Liberdade. Além desses equipamentos, O Palácio da Liberdade lidera a contagem regressiva para 2023, conduzida pelo ator Marcos Frota, com projeção nas fachadas e muita festa. “O ineditismo da ação ao trazer Minas Gerias e o Brasil para a Praça da Liberdade no momento de virada de ano é promover um tempo novo tempo para o estado. É celebrar nossa liberdade, a parceria, e os centros culturais neste marco da cultura mineira. A ideia é que a população se aproprie do espaço urbano. É um Réveillon que vai tornar ainda mais bonita a Praça da Liberdade, celebrando a mineiridade por meio da contemporaneidade, com uma programação cultural e artística que coloca em foco a cultura urbana”, pontua Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, que é gestora do Circuito Liberdade.

WhatsApp Image 2022 12 28 at 13.38.47

O Réveillon da Liberdade insere ainda mais Minas Gerais no circuito turístico cultural do país e aponta o estado como ponto de destino da virada do ano. “O turismo que se desenvolve em Minas Gerias é um turismo eminentemente cultural. As pessoas vêm para o nosso estado para ver e sentir a mineiridade, para ver e sentir o nosso patrimônio histórico, para experimentar da cozinha mineira e para ver a nossa arte. Ao pensarmos e elaborar o Réveillon da Liberdade é promover cada vez mais nossa vocação para o turismo, a cultura e a criatividade. Fazer este evento na esteira do Natal da Mineiridade, que trouxe a tradição mineira para o Circuito Liberdade, é fazer um passeio pela cultura mineira, uma vez que o Réveillon da Liberdade está focada na contemporaneidade cultural e artística de Minas Gerais”, explica Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerias.

O acesso à população foi facilitado para que o Réveillon da Liberdade seja um sucesso de público e segurança. As vias de acesso à Praça da Liberdade estarão liberadas para o deslocamento de carros e a frota de ônibus será ampliada durante e após o evento. “No entorno teremos acesso de carro para as pessoas chegarem e teremos pontos de uber e taxi ao longo do percurso e após o Réveillon haverá um incremento na de transporte de público para a população”, afirma Leônidas Oliveira.

Diversidade cultural, criatividade, Mineiridade e fomento ao turismo

O Réveillon da Liberdade será dividido em duas partes. Das 20h às 23h50, acontece o Lounge Liberdade, quando os DJ’s e VJ’s convidados vão ocupar as fachadas dos equipamentos culturais no entorno da praça, com um setlist especialmente selecionado para ambientar a espera de 2023. No Palácio da Liberdade, por exemplo, o VJ Guilherme Pedreiro comanda, a partir das 20h, a projeção de imagens na fachada do equipamento, seguido do VJ Henrique, que assume o mapping a partir das 22h.

Na Funarte Liberdade, acontece a Lounge Funk/Rap, com o DJ Viana; a escadaria do Memorial Minas Gerais Vale será palco do Lounge Brasilidades, comandado pelos DJ’s Palomita e Corisco. No Iepha-MG, a atração é o Lounge Soul Music, com a participação do Quarteirão do Soul e DJ Joseph, e, no Espaço do Conhecimento UFMG, o público poderá curtir uma série de projeções no telão da fachada do prédio, com frases de otimismo e esperança para o novo ano. Ainda, na programação, a partir das 20h, a Alameda dos Despachos, se transforma no Palco Liberdade e recebe a Festa da Boa Moça, a Corte Devassa, o Duelo de MC’s e o Lá da Favelinha.

Já, a partir das 23h50, o Palácio da Liberdade será a grande atração. A fachada do local receberá um mapping com as principais realizações da Secult em 2022. Em seguida, o ator Marcos Frota e a bateria do Arautos do Gueto se juntam à celebração para dar início à contagem regressiva para a passagem de ano. A partir da 0h, começa a queima silenciosa de fogos para comemorar a virada de ano na cidade. O Réveillon da Liberdade se encerra à 0h10.

A gastronomia mineira também participa da festa, com uma cozinha show no Coreto da Praça da Liberdade comandada pela chef Carol Fádel, que irá preparar um prato inspirado na mineiridade. Serão distribuídas 300 porções ao público presente. Carol é especializada na culinária mineira, apresentará durante o preparo a história sobre primórdios da gastronomia, como alimentar-se bem e contar causos da cozinha mineira e as tendências para o futuro.

Além do show de luzes e som, o Réveillon da Mineiridade vai contar com uma série de atrações culturais que evidenciam a diversidade artística do estado. A partir das 20h, a Alameda Travessia, que corta a Praça da Liberdade, será palco do Cultura em Liberdade, com intervenções de artistas e performers. Na programação estão atrações como Calcinha de Palhaça, Circo da Meia noite, Arautos do Gueto e Palhaço Robleño.

 

RÉVEILLON DA LIBERDADE – PROGRAMAÇÃO

Palácio da Liberdade

20h – VJ Guilherme Pedreiro

22h – VJ - Henrique

23h50 – Vídeo Retrospectiva Secult

23h55 – Marcos Frota Apresenta Reveillon

23h59 – Mapping contagem regressiva para 2023

Iepha

20h – Lounge Soul Music, com Quarteirão do Soul e DJ Joseph

Funarte

20h – Lounge Funk/Rap, com DJ Viana

Memorial Minas Gerais Vale

20h – Lounge Brasilidades, com DJ Palomita

22h30 – Lounge Brasilidades, com DJ Corisco

Palco Liberdade

20h – Festa da Boa Moça

21h – Corte Devassa

22h – Duelo de MC’s

23h – Lá da Favelinha

Praça da Liberdade

20h – Intervenções artísticas com Calcinha de Palhaça, Circo da Meia noite, Arautos do Gueto e Palhaço Robleño

0h10 – Encerramento

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui