Grupo Lira Monsenhor Otaviano faz cortejo de Natal na Praça da Liberdade

Nesta quarta-feira (21), às 17h, o grupo Lira “Monsenhor Otaviano”, conhecido como referência significativa da cultura de Santo Antônio do Monte e regida pelo maestro Igor Silva, se apresenta no Natal da Mineiridade em um cortejo pela Praça da Liberdade.

WhatsApp Image 2022 12 20 at 14.57.221

Conheça um pouco da história do grupo:

O início dos anos 1900, em Santo Antônio do Monte havia duas bandas: A “Cambraia”, dirigida por Antônio dos Santos Ferreira, e a banda “Baeta”, dirigida por Gabriel Batista Leite. Esses dois regentes eram os avós materno e paterno do músico Avelino Batista Leite.

Essas bandas viviam em constante rivalidade, ensaiavam às escondidas para as apresentações dominicais. Eram valsas e dobrados que encantavam a todos. Tinham poucos conhecimentos musicais e tocavam mais “de ouvido”.

Em 1909, chega á cidade o professor Miguel Eugênio de Campos. Homem simples e muito culto, iria revolucionar toda a história musical da cidade.

Foi em 1916, que o Professor Campos, contando com o apoio de Dr. Argemiro Itajubá, um pernambucano que aqui viveu por muitos anos, atuando como advogado, promotor e Juiz Municipal, fundou a “Sociedade Santa Cecília”. Dr. Itajubá foi presidente dessa entidade destinada a promover o aperfeiçoamento da Banda local e a organização de uma orquestra. Os músicos passaram a ter aulas de teoria musical. A Banda obedecia à regência de Américo Emídio da Silva e a orquestra era regida pelo Professor e Maestro Miguel Eugênio de Campos. Os ensaios da orquestra eram feitos na Casa do Teatro, no local onde hoje está o edifício Greenville. Essa orquestra, que fazia grande sucesso em todo o centro-oeste mineiro, dissolveu-se, porque alguns músicos mudaram da cidade e outros não entendiam que a imposição feita por Dr. Itajubá, em relação aos ensaios, era necessária.

A Banda de Música continuou. Quando foi construído o jardim da Praça da Matriz, a Banda se exibia aos domingos, no aconchegante coreto. A população não deixava de prestigiar essas retretas.

Para manutenção da Banda, a Câmara votou uma subvenção de 720$000 (setecentos e vinte mil contos de réis) anuais ao Professor Miguel Eugênio de Campos, com a condição de admitir, em suas aulas, oito alunos carentes para receberem ensino gratuito. Mas como costuma acontecer na cidade, no início todos acorreram pressurosos e, depois, vinha o desinteresse. A Banda teve momentos de glória e de decadência. Mas o povo a queria nas ruas, nas praças, abrilhantando as festividades, espalhando alegria, contagiando a todos com seu ritmo.

Por motivo de saúde, o Professor Campos mudou-se para Belo Horizonte. A Banda desaparecia... ressurgia... tornava a sumir, mas graças aos esforços de alguns músicos ela continua até hoje. Em 1924, esteve sob a regência de Américo Emídio da Silva que em 1927 a transferiu para o músico Avelino Batista Leite, quando foi transformada  em  “Lira  Municipal, com vinte  componentes, quatro dos quais eram pré-adolescentes. Nessa época, ele escreveu seu primeiro dobrado que recebeu o nome “Miguel Campos”, uma homenagem a seu professor de primeiras letras e de música.

Com a morte do vigário Monsenhor Otaviano José de Araújo, o Padrinho vigário, a Banda passou a chamar-se Lira “Monsenhor Otaviano”.

À época de Padre Paulo Michla, nada faltou à Banda, pois ele valorizava o trabalho dos músicos e considerava importante que as festas e comemorações religiosas fossem abrilhantadas pela

corporação musical. Depois de cada apresentação, os músicos recebiam um gorgeta, o que muito os incentivava. À época da administração de Getúlio Batista de Oliveira, foi dado novo impulso à Banda. Procurando o maestro Avelino Batista Leite e o vigário Padre Jaime da Costa e Silva, pediu- lhes ajuda e participação. Em 1978, a Banda a Banda foi reorganizada e o povo contribuiu financeiramente para a compra de instrumentos musicais. Começou nova era de sucesso e O Maestro Avelino ficou à frente da corporação até 2 de julho de 1988, quando se afastou, por motivo de doença, deixando a Banda sob o comando de Dino Martuchelli.

Além de Avelino Batista Leite, a Lira teve como maestros os irmãos, grandes músicos e instrumentistas, Teodosino dias Campos e Santos Dias Campos, assim como Marinho Araújo, todos filhos de Santo Antônio do Monte, além dos que vieram, de outras cidades, para fazer o trabalho de regente: David Ferreira Azevedo Filho, José Afonso da Silva e José Adelson Silva.

Em 2004, através do ex-Secretário adjunto de Cultura do Estado, o conterrâneo José Osvaldo Lasmar, a Banda recebeu nove instrumentos musicais.

A Secretaria Municipal de Cultura teve papel relevante em relação à Banda. Em 2005, ajudou Dino Martuchelli na prestação de contas de verba estadual, recebida anteriomente, montou projeto para aquisição de instrumentos, conseguiu sua aprovação, e a Banda pode comprar mais instrumentos e reparar os antigos. A Secretaria ajudou na prestação de contas dos gastos feitos, assim como reestruturou seu estatuto e o regimento interno, tornado-os atualizados.

A administração do município, também destina uma verba para a manutenção da Lira “Monsenhor Otaviano”, o que também ajuda nas grandes despesas da mesma.

O atual maestro é filho da terra. Igor Silva e também tem dedicado sua vida a essa arte. Agora, Santo Antônio do Monte tem a certeza de que a Banda irá crescer e se fortalecer, participando de nossas atividades e orgulhando toda a cidade.