MOSTRÔ BH, em parceria com o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, colore o CIRCUITO LIBERDADE com uma programação centrada na CULTURA e na ARTE MINEIRA

A Mostrô BH dá início às celebrações de fim de ano com duas ações que vão movimentar ainda mais o Circuito Liberdade neste mês. Até o dia 22 de dezembro a iniciativa promove a 16ª MOSTRÔ - EDIÇÃO ESPECIAL DE NATAL, que reúne 180 expositores mineiros de diversos segmentos artísticos e culturais. O projeto também abre as portas do ESPAÇO MOSTRÔ COLAB, ambiente colaborativo com café/restaurante e loja, pensado como um local permanente para exposição de produtos e serviços de artesãos, microempreendedores individuais e pequenos comerciantes mineiros. Os dois empreendimentos marcam o início da parceria entre a Mostrô BH e o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, que recebe a iniciativa que impulsa a cultura mineira por meio da literatura, gastronomia, vestuário, artesanato, design, jardinagem e outros segmentos. A programação faz parte do Natal da Mineiridade, do Circuito Liberdade.

16ª Mostrô - Edição Especial de Natal | MM Gerdau

Feira Mostrô Acervo MMGerdau 1

Com novidades e uma programação pensada para toda a família, a 16ª MOSTRÔ - EDIÇÃO ESPECIAL DE NATAL reúne 180 expositores até 22 de dezembro em um dos espaços mais charmosos do Circuito Liberdade: o MM Gerdau. A feira leva ao público música, design, literatura, gastronomia, arte e produtos artesanais das mais variadas regiões de Minas Gerais. Dentre os quase duzentos participantes desta edição estão os expositores Nó; La Dulceria; Mãe da Lua; Amarilia; Mães Gentis; Zaida Sodré; Verde in Vida; Gláucia Inês; De Corpo, Casa y Alma; Cores & Encantos; Cor da Terra; ConArtes; Care Lab – Cosméticos Naturais; e Calmaria. “Nossa proposta para esta edição é ofertar uma gama de possibilidades aos visitantes da Feira de presentes com diferentes propostas, teremos a gastronomia mineira, perfumaria e banho, artesanato, artes visuais, entre outros. Também possibilitamos uma programação recheada de atividades e entretenimento. Nossa ideia é promover a mineiridade a partir do contato com diversas formas da cultura e das artes de Minas Gerais”, explica Bosco Ladeira, coordenador geral da Mostrô BH.

No dia 17 de dezembro, o evento recebe a palestra "O mal do século", que será ministrada pela bioquímica e escritora Jussara Starling. A conversa vai tratar da ansiedade e discutir os caminhos para se lidar com esse problema tão presente na vida contemporânea. Na mesma data, o projeto recebe a Dj Marina Lacerda e no dia 22/12, encerramento da mostra, o DJ Seu Muniz embala as pick-ups.

Feira Mostrô Acervo MMGerdau

Além disso, os visitantes MOSTRÔ - EDIÇÃO ESPECIAL DE NATAL poderão visitar os espaços e as mostras do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, como o “Espaço do Aço e a Drusa de Quartzo”, a maior e mais pesada amostra de acervo mineral, e a exposição "Meteoritos: Fragmento da história do sistema solar”, que conta com 21 amostras, sendo 20 oriundas da coleção do Museu de Ciências da Terra, contendo exemplares encontrados em território nacional e da Argentina, Chile, Estados Unidos, México, Letônia e Ucrânia.

Espaço Mostrô Colab| MM Gerdau

Pensada a partir da economia colaborativa, uma das principais tendências econômicas apontadas por especialistas, a Mostrô BH deu início a iniciativa ESPAÇO MOSTRÔ COLAB| MM GERDAU. Gestado por meio de um modelo de loja colaborativa, o espaço difunde a rica cultura mineira, valorizando o artesanato local, a gastronomia e os fazedores de cultura e arte de Minas Gerais.

 

“É uma grande satisfação, para nós do MM Gerdau, receber uma parceria e um projeto como o Espaço Mostrô Colab. Oferecer o espaço da cafeteria do Museu das Minas e do Metal para a ocupação de uma iniciativa que valoriza a economia criativa e a produção colaborativa, é uma forma de poder contribuir e estreitar as relações construídas no entorno, não apenas aqui da Praça da Liberdade, mas da cidade de Belo Horizonte e do estado de Minas Gerais”, afirma Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau.

Ocupando o átrio principal do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, o ESPAÇO MOSTRÔ COLAB oferta por meio do café e restaurante, coordenado pela nutricionista e chef Renata Andrade, um cardápio repleto de produtos e ingredientes da cultura mineira, permitindo aos visitantes uma viagem gastronômica por Minas Gerais.

 

O ESPAÇO MOSTRÔ COLAB compartilha a experiência obtida por meio da Feira Mostrô e realizará um rodízio com os mais de 300 expositores cadastrados pela iniciativa para a criação do cardápio oferecido pelo café/restaurante, bem como vai disponibilizar e expor para a venda os produtos ofertados pelos artistas, artesão e produtores mineiros vinculados ao projeto.

“Trabalhamos com ingredientes e pratos dos expositores vinculados à Mostro BH para montar um menu colaborativo aos nossos clientes. Estimulamos os visitantes, a partir da experiência gastronômica, a conhecer os produtos que estão sendo ofertados pelo nosso café/restaurante. Por exemplo, o café servido é sempre de um dos produtores vinculados à Mostro BH e está disponível para compra. Assim como os ingredientes dos mais variados pratos ofertados”, pontua Renata Andrade.

 

MOSTRÔ BH

A Mostrô BH foi idealizada como um espaço de valorização de artistas e produtores locais, fazedores de arte e entusiastas em trabalhar com aquilo que amam fazer. O princípio norteador é o impulso à cultura mineira, agregando vários segmentos, como literatura, gastronomia, vestuário, artesanato, design, jardinagem, dentre outros.  A Mostrô BH iniciou as atividades em agosto de 2021 e já contou com mais de 1.500 expositores, 60 apresentações artísticas culturais, 30 oficinas, e muitas outras atrações.

A Mostrô BH tem como princípio norteador valorizar a economia criativa de Minas Gerais ao dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores e trabalhadoras da cultura no estado.

O projeto tem o apoio institucional do Museu Mineiro, do Arquivo Público Mineiro e do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal.

MM GERDAU - MUSEU DAS MINAS E DO METAL

MMGerdau Fachada Jomar Braganca

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 325 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil.

Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal possui patrocínio direto da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. O Museu está localizado no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade, que em 2022 completa 125 anos de sua construção.

CIRCUITO LIBERDADE

O Circuito Liberdade é o maior complexo de cultura, turismo e economia criativa da América Latina. Criado em 2010, após a inauguração da Cidade Administrativa e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a região Norte de Belo Horizonte, o Circuito reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. As atividades dos equipamentos parceiros ao complexo cultural, buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. Atualmente, o Circuito Liberdade conta com 32 equipamentos culturais atuando em rede, na cidade de Belo Horizonte.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui