Museu Mineiro promove a exposição “Estadia 2:”

O Museu Mineiroabriu suas portas para receber a primeira exposição do Coletivo Grassar em Belo Horizonte. A mostra “Estadia 2:” apresenta 12 trabalhos e coloca em pauta as discussões sobre como a arte contemporânea dialoga com as obras de acervos permanentes de museus, evidenciando as tensões entre passado, presente e futuro. Participam da mostra os artistas Rodrigo Borges, Elisa Campo, Liliza Mendes, Roberto Bethônico e Daisy Turrer.A entrada é gratuita.

Em exibição na Galeria de Exposições Temporárias II, e com intervenções artísticas no acervo de longa duração do museu, a exposição ficará em cartaz até o dia 14 de julho e traz em seu corpoo trabalho “O tapete vermelho”, de Liliza Mendes.A criação estabelece uma conexão coma cadeira remanescente do antigo Senado Mineiro, em exposição na Sala das Sessões. O “tapete”, elaborado a partir de cerâmicas e costurado com linha vermelha, busca estabelecer uma noção de continuidade entre os objetos como forma de demonstrar afragilidade dos caminhos percorridas pela política.

Outro destaque da mostra é a obra de Rodrigo Borges, intitulada “Tecido de fita”. O trabalho utiliza fitas adesivas para produzir superfícies planas a partir de papéis, papelões e outros materiais. As peças são confeccionadas em frente e verso e procura criar uma relação dialógica entre os planos. Já Roberto Bethônico, artista itabirano, leva para o Museu Mineiro uma série com sete desenhos de perfis de montanhas em formato A1. As peças contrastam a grandeza do céu com cenário montanhoso de Minas Gerais e da cidade natal do desenhista.

Segundo Rodrigo Borges, levar a exposição “Estadia2:” para dentro do Museu Mineiro mostra a força do trabalho desenvolvido. “Estar neste local centenário é muito significativo para nós. Ocupar esse espaço traz respaldo ao trabalho, pois está no cerne da nossa concepção artística dialogar com os acervos permanente de museus históricos.Outro aspecto relevante em expor em BH é apresentara produção do grupo para a cidade que vivemos e poder ampliar nossa relação com público local”, pontua Rodrigo.

Informações sobre o Evento

Início do evento 28/06/2019 - 10:00