Exposição: Oito Horas Não São Um Dia

O Museu Mineiro recebe a exposição temporária “Oito Horas Não São Um Dia”, do artista visual Juan Casemiro. A exposição traz a produção recente de do artista, de maneira inédita, a Belo Horizonte e coloca o expectador em contato com o vocabulário, muito palpável, do operariado brasileiro, a rotina do tempo e a finitude do patrimônio edificado.
Fazendo uso de telas de proteção, pincéis, luvas, lixas, arames, faixas de sinalização, blocos de concreto, azulejos e mais uma série de objetos provenientes de escombros e caçambas, Juan Casemiro dá forma a esta exposição-ensaio. Nas palavras de Lucas de Vasconcellos, curador da mostra, a proposta de Casemiro “é uma chamada para repensarmos o significado do trabalho em nossas vidas – uma vez que a tendência é passarmos a maior parte do tempo nos dedicando a isso – e exprime o desejo de relacionarmos a obra com a arquitetura dos espaços anexos do Museu Mineiro, que além de muito bonitos, propiciam maior transversalidade à narrativa curatorial do museu”.
Juan Casemiro vive e trabalha entre Conceição das Pedras/MG e São Paulo/ SP. É artista visual e arquiteto. Suas obras, de forte teor político, transitam entre a arquitetura, a poesia e a composição e aproximam o espectador do universo da classe operária brasileira. Casemiro já teve seus trabalhos expostos no Museu de Arte Contemporânea de Niterói e na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.
Lucas de Vasconcellos é museólogo, produtor e pesquisa a relação entre a arte contemporânea e as narrativas de memória em espaços museais. Possui graduação em museologia e, atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes na Escola de Belas Artes – ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais.
A exposição “Oito Horas Não São Um Dia” é uma produção da NÓ Produtora e recebe o apoio da galeria Marli Matsumoto Arte Contemporânea e do Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (IEDS).

A data de inauguração é 20 de agosto de 2022, a partir das 14h. A exposição pode ser visitada do dia 21/08 até 02/10. No horário de funcionamento do Museu. De terça a sexta, das 12h às 19h; sábados e domingos, das 11h às 17h.

Informações sobre o Evento

Início do evento 20/08/2022 - 14:00
Fim do evento 20-08-2022
Registration Start Date 20-08-2022 2:00 pm
Cut off date 02-10-2022
Entrada Programação gratuita.
Local Museu Mineiro

Location Map

Buscar evento

Outubro   2022
D S T Q Q S S
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui