Ações educativas: os minerais e o processo de tratamento da água

Em 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Tal substância é indispensável à vida e é utilizada em diversos segmentos. A sua disponibilidade em quantidade e qualidade não ocorre de modo igualitário. Por isso, é de extrema importância discutirmos sobre as tecnologias de tratamento e de distribuição da água, aquelas que já existem e também outras possíveis de serem desenvolvidas.

Ao abrirmos uma torneira, estamos diante do resultado de processos complexos e dispendiosos energeticamente, nos quais são empregados importantes recursos humanos, financeiros e naturais, deste a captação da água, do seu tratamento e armazenamento, até a sua distribuição. Diante disso, além dos recursos hídricos, quais outros bens naturais estão envolvidos nesse processo? Quais recursos minerais são utilizados? A proposta das ações educativas, que acontecem de 7 a 29 de março, trazem como tema “Os minerais e o processo de tratamento da água” e buscam refletir sobre essas questões, por meio de oficinas e exposição. As atividades são gratuitas.

Painel “Somos Todos Água”
Data: De 07 a 29/03
Horário: Horário de funcionamento do Museu.

Que tal fazer uma fotografia em homenagem ao Dia Mundial da Água? Oferecemos um lindo painel que traz informações sobre o percentual de água que compõe o nosso organismo, e que visa sensibilizar os visitantes para a importância da água em nosso organismo. Simples, eficiente e sem contraindicações, a água transporta nutrientes e oxigênio para as células, dissolve vitaminas e sais minerais dentro delas, ajuda a desintoxicar os rins, dá flexibilidade aos músculos, lubrifica as juntas ósseas e refrigera o corpo ao expulsar pela pele o suor aquecido, sendo, portanto, imprescindível à vida. Depois do clique, você pode postar sua foto nas mídias sociais, usando a hashtag #somostodossagua #diamundialdaagua, marcar o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e multiplicar essa ideia.

Oficina “Filtros de areia”
Data: De 07 a 29 de março
Horário: Terça a sexta, das 13h às 17h30, e quintas, das 16h às 21h
Classificação etária: Livre

Por que a água deve ser tratada antes de a utilizarmos? Quais sãos os principais tipos de tratamento? Por meio da construção de filtros de areia, serão abordados os processos de tratamento da água para o consumo humano. Tal atividade tem o objetivo de abordar, em escala reduzida, a complexidade dos processos que antecedem a possibilidade de sair água da torneira quando a abrimos, além de sensibilizar os participantes em relação ao uso racional da água em diversos segmentos.

Coleção mundo mineral: os minerais envolvidos no tratamento da água
Data: De 07 a 29 de março
Horário: Terça a sexta, das 13h às 17h30, e quintas, das 16h às 21h

Os recursos minerais são utilizados para a construção de diversas estruturas e objetos que nos cercam. São indispensáveis para a produção de alimentos e para o tratamento da água. A partir das amostras da coleção “Mundo Mineral” deste mês, discutiremos sobre alguns recursos minerais importantes para o tratamento da água.

Entrada gratuita.
De terça a sexta, das 13h às 17h30, e às quintas, das 16h às 21h

Informações sobre o Evento

Início do evento 07/03/2019 - 13:00
Fim do evento 29/03/2019 - 17:30
Entrada Gratuito
Local MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui