Palestra sobre asteroides é realizada no MM Gerdau

Qual o real perigo da colisão de um asteroide com a Terra? Essa é a pergunta tema da palestra que será realizada pelo Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais – Ceamig, no dia 06 de dezembro, às 19h30, no MM Gerdau. Trata-se de uma atividade comemorativa pelo Dia Nacional da Astronomia e pelo aniversário de D. Pedro II, celebrados no dia 02 de dezembro.

A palestra, que será ministrada por Cristóvão Jacques Lage de Faria, fará uma análise dos riscos estatísticos de uma colisão catastrófica de um asteroide, como a ocorrida há 62 milhões de anos, que culminou com a extinção dos dinossauros.

Cristóvão Jacques Lage de Faria é engenheiro civil e físico, astrônomo amador, proprietário dos Observatórios Ceamig-REA e SONEAR. Faz pesquisa de buscas de Supernovas, Novas e asteroides, principalmente os que se aproximam da Terra. Já descobriu 17 asteroides e codescobriu 15 supernovas e três estrelas variáveis, por meio do projeto BRASS. A entrada em atividade do Observatório Sonear veio acrescentar um asteroide, sete NEOS e quatro cometas: C/2014 A4 SONEAR, C/2014 E2 (Jacques), C/2015 F4 (Jacques) e C/2017 K6 (Jacques). Atua também como divulgador de Astronomia, dando palestras gratuitas para diversas instituições. É atual diretor científico do CEAMIG.

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Informações sobre o Evento