Ações Educativas de novembro 2018

O Ateliê Científico é um espaço permanente, de livre acesso, agradável, lúdico e encantador, no qual são realizadas atividades de caráter científico e artístico. Um espaço de reflexões, proposições e experimentações, onde indivíduos e coletivos manifestam as suas subjetividades. A fim de explorar as potencialidades desse espaço, no mês de novembro, propomos criações e invenções coletivas e individuais dentro das linguagens artísticas e científicas. Essas atividades estão relacionadas às experimentações, que tem como objetivo principal estimular o pensamento, a imaginação e a capacidade construtiva e inventiva dos visitantes. Afinal, a ciência, assim como a arte, é um grande desafio à imaginação!

Ateliê Aberto Coletivo Experimental
De 06 a 30 de novembro
De terça a sexta, das 13h às 17h30, e às quintas, das 16h às 21h

A proposta do Ateliê Científico deste mês visa fomentá-lo enquanto espaço de criação, local de estímulo à imaginação, à criatividade e à experimentação, elementos necessários aos universos da arte e da ciência. Serão disponibilizados materiais diversos, ferramentas, recursos audiovisuais e dinâmicas de interação para provocar reflexões, sensibilizar e possibilitar construções. Os visitantes poderão simplesmente criar, seja por meio do universo das colagens, desenhos, esculturas, fotografias, poesias ou das invenções inimagináveis. Para reforçarmos e celebrarmos o caráter coletivo desse espaço, também propomos que, ao final deste processo, seja organizada uma exposição com as obras construídas pelos participantes.

Mundo Mineral: coleção do mês - “Invenções Nunca Antes Inventadas”
De 06 a 30 de novembro
De terça a sexta, das 13h às 17h30, e às quintas, das 16h às 21h

Como começa uma invenção? Normalmente, associamos arte à imaginação e conhecimento à ciência. No entanto, a imaginação é elemento essencial para as grandes descobertas científicas. A formulação de hipóteses exige conhecimento e muita imaginação. A exposição “Mundo Mineral: coleção do mês” dialogará com as importantes descobertas cientificas, explorando desejos em materializar o porvir, pelo incomum, em ler e reler o mundo em suas maneiras de existências, evidenciando a importância do conhecimento e da imaginação nas “invenções nunca antes inventadas”.

Contação de História

“Os Morros Adormecidos”
Data: Todas as quintas
Horário: entre 16h e 18h

Os “Morros Adormecidos” fazem alusão à chegada dos portugueses (povo nanico) à terra dos indígenas (gigantes guardiões da natureza). Nessa história, a fantasia, a imaginação, a música e o conto somam-se para trazer ao espectador questões relacionadas ao meio ambiente e uma outra versão sobre a origem dos morros tão presentes na paisagem das Minas Gerais e que circundam a cidade de Belo Horizonte.

“Os Mistérios do Velho Chico” (teatralidades em expressões corporais, em libras)
Data: Todas as quarta e sextas, nos sábados (01 e 24/11), no domingo (11/11) e na quinta-feira (15/11).
Horário: Ao longo do horário de funcionamento do Museu.

Convidamos crianças, surdos, usuários de língua de sinais e ouvintes para navegarem nas águas do Rio São Francisco. Em uma narrativa que busca a acessibilidade, será contada uma história que se passa às margens desse rio, na região de Pirapora, no norte de Minas Gerais. Um pescador e o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, que planeja uma expedição pelo rio, conversam sobre os encantamentos e os perigos que envolvem aquelas águas. O pescador alerta o cético cientista. O estranhamento entre a ciência, a sabedoria popular e as lendas que permeiam o universo do Velho Chico são inevitáveis.

Visita Mediada em língua de Sinais
Data: Quintas (01, 15 e 29/11), Domingo (11/11) e Sábado (24/11)
Horário: Quintas, entre 14h e 15h30 e 17h e 21h; sábado, entre 13h e 16h; e domingo, entre 13h e 16h.

Buscando proporcionar melhor interação com o acervo do museu, trouxemos a mediação em língua de sinais, para surdos e usuários de língua de sinais. As visitas mediadas estarão disponíveis em dias e horários específicos conforme divulgação.

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Informações sobre o Evento

Início do evento 06/11/2018 - 13:00