Minicurso de Introdução à Mineralogia

Nos dias 13, 20 e 27 de agosto, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza o “Minicurso de Introdução à Mineralogia”. Realizado durante três encontros, o objetivo do curso será mostrar e apresentar, por meio de estudo de textos e análise de amostras minerais, como classificar e identificar os materiais geológicos que comumente conhecemos como “pedras”.

Voltado para amantes da geologia, colecionadores de minerais e qualquer pessoa interessada sobre o tema, o pré-requisito mínimo é conhecimento básico de química, aprendido no ensino médio. O curso será ministrado pela professora Vitória Régia e terá o apoio da equipe de Geociências do MM Gerdau. Os alunos terão a oportunidade de manusear diversas amostras e fazer observações sobre elas!

A participação é gratuita e serão 20 vagas disponíveis. A inscrição deverá ser realizada por meio de formulário, neste link.

Prof. Dra Vitória Régia P. R. O. Marciano: possui graduação em História Natural obtida na Universidade Federal de Minas Gerais (1968), especialização em Ensino de Geologia na UnB – Universidade de Brasília em 1974, mestrado pela USP – Universidade de São Paulo em Mineralogia e Petrologia (1985), doutorado em Geologia Geral e Aplicação pela Universidade de São Paulo (1996). Dirigiu o CPMTC do IGC – Centro de Pesquisa Prof. Manoel Teixeira da Costa do Instituto de Geociências por um mandato de dois anos e o Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimarães, da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, por 10 anos. Ingressou na UFMG como professora temporária por concurso público em 1970. Desenvolveu projetos na área de Mineralogia e Geoquímica de Pegmatitos, atuando principalmente nos seguintes temas: Província Pegmatítica Oriental do Brasil, geoquímica mineral, feldspatos, micas, berilos, turmalinas e nióbio-tantalatos. Atuou nas áreas de popularização da Ciência e ação educativa em museus no período em que dirigiu o Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimarães.

PROGRAMA:

Sábado, 13 de agosto (3 horas de atividades com intervalo):
– Abordagem sobre conceitos gerais e teorias sobre mineralogia

Sábado, dia 20 de agosto (3 horas de atividades com intervalo):
– Propriedades físicas dos minerais (partes 1 e 2)

Sábado, dia 27 de agosto (3 horas de atividades com intervalo):
– Identificação de minerais

MINICURSO DE INTRODUÇÃO À MINERALOGIA
Data e horário: sábados, dias 13, 20 e 27 de agosto, das 14 às 17h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (ação presencial)
Participação e inscrição gratuita, vagas limitadas.

Informações sobre o Evento

Início do evento 13/08/2022 - 14:00
Fim do evento 13/08/2022 - 17:00
Registration Start Date 13-08-2022 2:00 pm
Cut off date 13-08-2022 5:00 pm
Entrada Programação gratuita.
Local MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Location Map

Buscar evento

Outubro   2022
D S T Q Q S S
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui