Férias Divertidas no Memorial

Como já é tradição, nas férias escolares o Memorial oferece diversas oficinas gratuitas para crianças e adultos. A novidade, desta vez, está nas oficinas que acontecem aos finais de semana e não precisam de inscrição prévia. Para as demais, as inscrições, gratuitas e limitadas, devem ser feitas pelo telefone 31 3373-4317. Haverá 15 minutos de tolerância. Após esse tempo, a vaga será liberada para outros interessados que estiverem no local.


No caso de menores de 16 anos, os responsáveis devem permanecer no MMGV durante todo o período da oficina.


BORDADO: PRIMEIROS PONTOS
Educadoras: Juliana Silva e Neuma Rosa.
Você não sabe nada de bordado? Então venha aprender conosco seus primeiros pontos.
Faixa etária: a partir de 13 anos.
Data: 16/07 e 17/07 (duração: 2 dias – turma única).
Horário: das 14h às 16h30.

OFICINA DE MACRAMÊ
Educadores: Juliana Silva, Gabriela Brasileiro e Wesley Vilarino.
Minas Gerais tem várias tradições. Você conhece alguma? Inspirados pela simplicidade e beleza de uma dessas antigas tradições, os educadores do MMGV propõem a oficina Macramê. Venha aprender essa técnica!
Faixa etária: a partir de 12 anos.
Data: 19/07 e 26/07 (duração: 1 dia – duas turmas).
Horário: das 13h às 15h.

OFICINA DE BONECOS FEITOS COM COLAGEM DE XEROX, POR HORTÊNCIA ABREU 
Venha fabricar bonecos de papel a partir de xerox sobre papéis coloridos. As crianças poderão criar a partir de modelos ou realizar desenhos antes das colagens.
Faixa etária: 6 a 15 anos.
Data: 21/07.
Horário: das 10h30 às 12h30.
Não é necessário inscrição e as crianças podem participar da atividade em qualquer momento durante o período da oficina.

PASSINHOS ANCESTRAIS
Educadoras: Pamela Naumann e Lauren Rial.
Como não se encantar com as cores, os sons e as texturas de uma procissão em Ouro Preto? Por isso, convidamos os pequenos das famílias para que, juntamente aos adultos, experimentem e criem seus próprios tapetes festivos e recriem uma celebração no Memorial.
Faixa etária: 1 a 2 anos (1ª turma) / 3 meses a 1 ano (2ª turma).
Data: 23/07 (1ª turma) e 24/07 (2ª turma).
Horário: das 13h30 às 15h.
Obs.: cada criança deve ser acompanhada de pelo menos um adulto durante toda a oficina.

OFICINA DE TURBANTE
Educadoras: Nancy Mora e Maryslãne Freitas.
Cores, estampas, símbolos adinkras, turbantes e um bate-papo sobre ancestralidade. Que tal conhecer um pouco mais sobre culturas africanas e seus símbolos de resistência? Cola com a gente!
Faixa etária: a partir de 14 anos.
Data: 23/07 e 24/07 (duração: 2 dias – turma única).
Horário: das 14h às 16h.

OFICINA ESTÊNCIL, POR ADRIANO MELO 
As crianças aprenderão técnicas simples de impressão, utilizando matrizes já existentes e materiais de uso comum, como escova de dentes e esponja.
Faixa etária: 6 a 12 anos.
Data: 27/07.
Horário: das 10h30 às 12h30.
Não é necessário inscrição e as crianças podem participar da atividade em qualquer momento durante o período da oficina.

BRINQUEDOS DE PAPELÃO MOBRI 
O desafio será construir uma cidade de papelão. Cada criança receberá um brinquedo (casa, prédio ou carro) para montar e colorir. Aproveitaremos para falar, de forma lúdica, sobre sustentabilidade, reciclagem e como o uso de um material biodegradável, como o papelão, pode ajudar o planeta.
Faixa etária: a partir de 5 anos.
Data: 28/07.
Horário: das 10h30 às 12h30.
Não é necessário inscrição e as crianças podem participar da atividade em qualquer momento durante o período da oficina.

TEATRO PARA SENTIR
Educadores: Ângelo Dias e Lyon Goulart.
A oficina propõe estímulos aos “sentidos corporais”, por meio de jogos e exercícios teatrais catalogados pelo teatrólogo Augusto Boal. Tem como intuito desmecanizar o corpo com movimentos que proporcionem consciência corporal e espacial.
Faixa etária: acima de 18 anos.
Data: 30/07 e 31/07 (duração: 2 dias – turma única).
Horário: das 13h30 às 16h.

Informações sobre o Evento

Início do evento 20/07/2019 - 10:00
Fim do evento 31/07/2019 - 17:30
Registration Start Date 16-07-2019 10:00 am
Cut off date 31-07-2019 5:30 pm
Entrada Gratuito
Local Memorial Minas Gerais Vale

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui