09 de Junho, Sábado | 2018

Exposição Afetos, de Edgar Rocha

09 Jun a 29 Jul - 10:00 às 18:00

Paulistano, filho de pai português e mãe húngara, Edgar Rocha aportou ao Maranhão em 1971 como assistente de um filme. Três anos depois, mudou-se definitivamente para a terra que nunca mais deixou.
Em sua longa trajetória maranhense, Edgar registrou como ninguém o patrimônio cultural, retratou mestres em seus ofícios, sobretudo os navegadores e os carpinteiros navais, recuperou imagens históricas, dialogou com as paisagens e imensidões deste norte brasileiro.
Seu trabalho mostra duas características muito marcantes: a luz âmbar, morna, que nos aproxima da imagem capturada. E um fascínio pelos saberes, pelas tradições e pelo jeito de ser dos negros do Maranhão, o que registra de maneira intimista e verdadeiramente amorosa (trechos do texto da curadora Paula Porta).
A exposição Afetos, exibida no Centro Cultural Vale Maranhão entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, chega ao Memorial Vale, em Belo Horizonte, como parte do Programa de Itinerância Cultural, uma iniciativa da Fundação Vale com o patrocínio da Vale. O programa, que tem amplitude nacional, por meio de uma ação integrada prevê a troca de conteúdo artístico e cultural entre os quatro espaços culturais patrocinados pela Vale, localizados em quatro das cinco regiões brasileiras, além de ações de valorização da identidade cultural em municípios pelo interior do país.

Preço: Gratuito

Ideografias: Esperar Pelo Poema Entre o Cósmico e o Telúrico

09 Jun - 10:30 às 11:30

Ideografias convida Júlia de Carvalho Hansen.

Na prática da escrita de poesia, cada vez menos o gesto de escrever é induzido pela poeta. Ela espera pelo poema enquanto vive o seu cotidiano entre outras tarefas, tentando estar sempre disponível e à espera do momento da escrita. Pode demorar minutos ou meses. O poema acaba por aparecer quando está distraída, mas não esquecida de que o esperava. Afinal, estar à espera do momento é também uma atenção, uma postura perante o que vive a autora e ao seu redor. É um treino, talvez uma ética, um modo de estar a postos para domar o poema quando for a hora de articular suas ligações entre céu e terra, através de palavras tão visuais quanto sonoras. Júlia suspeita que escrever talvez seja traçar uma refinada articulação entre a sensibilidade de um corpo vivo e o que ele tateia ao redor: o ar, a terra, os outros seres vivos, os animais e as plantas.

O projeto Ideografias é uma parceria do Memorial Minas Gerais Vale com o curso Processos Criativos em Palavra e Imagem, do IEC PUC Minas.
Curadoria: Renata Alencar e Tailze Melo.
Entrada gratuita, sujeita a lotação.

Preço: Gratuito

Museu Mineiro recebe mostra Marcelo Lago - Esculturas

09 Jun - 12:00 às 19:00

10/05/2018 a 09/08/2018

O Museu Mineiro recebe pela primeira vez obras do escultor fluminense Marcelo Corrêa do Lago, que comemora, em 2018, 35 anos de carreira. A mostra Marcelo Lago – Esculturas  ficará em exibição na Galeria do Atrium do museu , de 11 de maio a 9 de agostio. Entrada Gratuita. 

Local: Museu Mineiro

Preço: Gratuito

Lançamento do livro Museus e Etnicidade, de Nila Rodrigues Barbosa. Appris Editora

09 Jun - 15:00 às 17:00

O livro Museus e Etnicidade discute o conceito de etnicidade aplicado a museus históricos. Dois museus de Minas Gerais, criados pelo antigo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Sphan, são os objetos de estudo: Museu da Inconfidência (Ouro Preto) e Museu do Ouro (Sabará). Problematiza-se a ação museológica do Sphan para os dois museus e analisa-se a textualização da comunidade imaginada como nação brasileira, impressa nas narrativas expositivas das duas instituições museais. A obra possui prefácio da professora Dr.ª Josemeire Alves Pereira.

Entrada gratuita, sujeita a lotação.

Preço: Gratuito

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui