Espaço do Conhecimento UFMG tem programação especial sobre cultura afro no Mês da Consciência Negra

No Mês da Consciência Negra, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação especial para todas as idades. Com o intuito de valorizar as culturas de matriz africana, o museu promove atividades de 16 a 30 de novembro. As ações integram a programação associada do Festival de Arte Negra (FAN), evento bienal promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Um dos destaques da programação é a exposição Docência Negra, que dá visibilidade a professores negros da UFMG. A mostra exibe fotos e depoimentos desses docentes, que contam suas trajetórias no meio acadêmico. A produção é fruto de uma pesquisa de quatro estudantes da Universidade e será aberta ao público no dia 16.

Os estudantes Camila Mendes Moreira, Letícia Reis dos Santos, Roberth Daylon dos Santos Freitas e Thiago Cordeiro Almeida desenvolveram o projeto com assistência financeira da Chamada PRAE 2019, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG. A mostra fica aberta ao público até 30 de novembro.

Para marcar o lançamento da exposição, às 16h, o museu recebe a Roda de Conversa com a Professora Nilma Lino Gomes, que abordará o quadro de professores negros da UFMG. Quem são eles, que espaços ocupam, quantos são em relação ao quadro geral de professores? Os visitantes poderão participar da conversa com perguntas e comentários. A classificação é livre.

Programação especial

No final de semana da inauguração da exposição, o Espaço promove uma programação especial. No dia 16, às 14h, haverá uma contação de histórias voltada para o público infanto-juvenil. A atividade Histórias da África de A a Z apresenta personagens importantes das culturas Akan, Banto, Yorubá e Zulu. Indicada para todas as idades, a atração tem entrada gratuita.

Mais tarde, às 18h15, o Clubinho de Leitura leva os pequenos para o mundo do rap por meio do livro do artista Emicida. Amoras é a primeira publicação infantil do rapper, que aborda a importância de reconhecer-se no mundo e de nos orgulharmos de quem somos desde crianças. A atividade também tem classificação livre.

No dia 17, domingo, às 15h, está marcada a exibição do documentário Favela em Diáspora, que trata do movimento de moradores de uma comunidade periférica de Belo Horizonte para conjuntos habitacionais. A atividade será conduzida pelo professor Cristiano Cezarino, da Escola de Arquitetura da UFMG, que apresentará uma visão desses movimentos a partir da perspectiva do urbanismo.

Multiverso leva poesia para o museu!

A arte negra vai invadir o Espaço do Conhecimento UFMG no dia 23, às 17h. O Multiverso de novembro recebe o grupo de poetisas belo-horizontino Preta Poeta, que encerrará sua temporada 2019 com o lançamento um zine, produção impressa independente. A apresentação será no formato de um sarau de poesias. A classificação é livre.

Divulgação científica em pauta

Uma das docentes negras da UFMG, Rosy Isaias, do Instituto de Ciências Biológicas realiza a oficina Por dentro das galhas com o grupo de pesquisa que coordena. No dia 24 de novembro, às 15h, um jogo interativo convida o público a entender o funcionamento dos micro-organismos que vivem dentro de plantas, flores e folhas, formando as galhas. Podem participar pessoas a partir de 07 anos.

Perspectivas para o futuro

A programação especial do Mês da Consciência Negra será encerrada com a Roda de Conversa: Ações Afirmativas e Política de Reserva de Vagas na UFMG. O debate analisa os seis anos da implantação de cotas na Universidade, seus desafios e resultados. A atividade começa às 17h do dia 30 de novembro e tem classificação livre.

Festival de Arte Negra (FAN)

O FAN é realizado pela prefeitura, desde 1995, e reconhecido como um dos maiores do gênero no Brasil. O evento movimenta a cidade e se dedica a fortalecer as matrizes tradicionais africanas e aquelas resultantes do contato com outras culturas.

Informações sobre o Evento

Início do evento 30/11/2019 - 10:00
Fim do evento 30-11-2019
Período do evento: De 16-11-2019
Até 30-11-2019
Entrada Gratuito
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui