Festival de Inverno da UFMG: Espaço do Conhecimento promove atividades sobre astronomia e patrimônio

A UFMG começa, na semana que vem, seu tradicional Festival de Inverno. De 11 a 21 de julho, a universidade promove diversas ações relacionadas ao tema Memória: arte e patrimônio, como oficinas, minicursos, residências artísticas e apresentações culturais. A participação é aberta a todos os públicos.

O Espaço do Conhecimento UFMG participa da programação com observações do céu, exibições no Planetário, exposições na Fachada Digital, minicursos e debate. A maioria das atrações é gratuita. As atividades do festival também acontecem no Centro Cultural UFMG, no Conservatório UFMG e no campus Pampulha, em Belo Horizonte, e no campus cultural UFMG em Tiradentes.

Astronomia em foco
Quem se interessa por temas relacionados ao céu não vai sair do Espaço do Conhecimento UFMG durante o Festival de Inverno. No dia 13 de julho, a Observação Noturna permite que os visitantes vejam a Lua de pertinho com a ajuda de telescópios. No dia 20, é a vez de contemplar Júpiter e Saturno. A atividade tem início às 19h, mas as senhas gratuitas começam a ser distribuídas às 17h30. Estão disponíveis 120 vagas para cada dia de observação.

Já o Sol poderá ser visto com o auxílio de um telescópio especial nos dias 14 e 21 de julho. Com início às 11h, a atração também é gratuita, mas exige a retirada de uma senha, que começa a ser distribuída às 10h. Cada sessão de Observação do Sol tem 120 vagas.

Os visitantes também podem viajar pelo universo e conhecer seus fascinantes corpos celestes sem sair da Terra! O Planetário exibirá sessões que dialogam com o tema do festival neste ano, Memória: arte e patrimônio. De 12 a 21 de julho, sempre às 16h, o público pode conferir as exibições Astronomia IndígenaO Céu como Patrimônio eArqueoastronomia Maia. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A política de gratuidade pode ser consultada aqui.

O Espaço ainda realizará uma Roda de Conversa sobre a história da astronomia em BH nos dias 13 e 19 de julho, às 14h. No dia 20, às 14h, o público descobre curiosidades sobre nosso satélite natural na atividade Pouso na Lua. Essas duas atividades serão acessíveis em Libras. Na mesma data, os visitantes soltam a voz no Karaokê da Lua! Todas essas ações têm entrada gratuita.

O Planetário é seu! 
Muita gente se encanta com as projeções do Planetário e se pergunta sobre a possibilidade de criar conteúdo para esse formato. O Espaço do Conhecimento UFMG promove um minicurso de introdução ao processo de produção audiovisual fulldome, padrão específico de planetários. Voltada para estudantes e profissionais interessados no assunto, aOficina de Produção Fulldome ocorre de 15 a 19 de julho, às 14h. Há 20 vagas abertas, e a inscrição deve ser feita pelo e-mail audiovisual@espacoconhecimento.ufmg.br

Congado: um patrimônio imaterial
Multiverso de julho integra o festival com a apresentação do Coral Vozes de Campanhã. No dia 13 de julho, às 17h, o grupo canta a ancestralidade negra de sua região, valorizando os costumes da comunidade e a força da religiosidade afro-cristã do congado mineiro. O coral foi fundado em 2014, a partir de uma iniciativa das integrantes da Guarda de Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, em Ribeirão das Neves. A entrada é gratuita.

Patrimônio indígena
Os povos indígenas ainda são muito silenciados pelo conhecimento científico dominante. Mas, aos poucos, as portas têm sido abertas ao saber tradicional, que já tem lugar até mesmo na universidade. Durante o Festival de Inverno, o Espaço do Conhecimento oferece a Oficina Imagens da Memória: sonhar a terra, uma oportunidade ao público de conhecer mais formas de experimentar o mundo a partir da visão desses povos. Participam da conversa os mestres indígenas Kanatyo Pataxó e Davi Kopenawa. A atividade ocorre no dia 20, às 16h, no Espaço. No dia 21, às 16h, a sessão acontece no Centro Cultural UFMG. A entrada é gratuita. Para participar, é preciso fazer inscrição nesse linkhttps://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades/usuarios/acesso

O que é patrimônio?
O museu também discutirá o patrimônio sob a perspectiva cultural. No dia 18 de julho, às 14h, o debate Experiência de ocupação de espaços públicos pela cultura recebe a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Michelle Arroyo, e a presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Fabíola Moulin. A mediação será do professor da UFMG Fernando Mencarelli. Há 15 vagas disponíveis. A entrada é gratuita e não necessita de inscrição prévia. 

Já na oficina Quem sou eu? O patrimônio é você, os participantes refletem sobre a relação das pessoas com os patrimônios de Belo Horizonte por meio de um jogo. A atividade ocorre nos dias 13 e 17 de julho, às 15h, e tem 20 vagas. A entrada é gratuita. 

O tema também estará em foco na Fachada Digital, que exibe a projeções Violas de Minas: patrimônio imaterial de Minas GeraisConectando Acervos e A Arte do Marfim em Minas Gerais de 12 a 21 de julho, sempre das 18h às 22h. 

51º Festival de Inverno da UFMG
O Festival de Inverno da UFMG é um projeto de referência nacional que ocorre anualmente durante o período das férias de julho. O evento reúne atividades como apresentações musicais, oficinas, minicursos, aulas abertas e residências artísticas, que são ofertadas em diversos espaços da Universidade.

Neste ano, o festival acontece de 11 a 21 de julho, com o tema Memória: arte e patrimônio. A programação acontece no Espaço do Conhecimento UFMG, no Centro Cultural UFMG, no Conservatório UFMG e no campus Pampulha, em Belo Horizonte, assim como no Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

Informações sobre o Evento

Início do evento 11/07/2019 - 10:00
Fim do evento 11-07-2019
Período do evento: De 11-07-2019
Até 21-07-2019
Entrada Gratuito
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui