Semana dos Museus: Espaço do Conhecimento UFMG aborda o futuro das tradições em programação especial para toda a família

O museu não é mais visto como um portal para o passado: hoje, ele também é espaço de discussões contemporâneas. Por isso, ao reunirem práticas, costumes e tradições de variadas culturas em diferentes momentos da história, tornam-se uma ligação do presente com o passado e o futuro. Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a 17º Semana Nacional dos Museus de 13 a 19 de maio.

Com o tema Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições, o evento convida instituições de todo o país a realizarem atividades que valorizem os mais diversos saberes. O Espaço do Conhecimento UFMG participa desta edição com documentários, oficinas educativas e sessões no Planetário. A participação é gratuita. Apenas os ingressos para o Planetário são pagos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

Ver o céu: uma tradição milenar!

No Planetário, um moderno projetor permite a reprodução de sessões sobre saberes antigos. Em Arqueoastronomia Maia, o visitante percorre os templos da civilização pré-colombiana, cuja construção foi orientada pelos astros! A exibição acontece no dia 18 de maio, às 14h, e no dia 19, às 16h. O céu também é tema da sessão Astronomia Indígena que, no dia 19, às 15h, apresenta as narrativas tupis-guaranis sobre o Sol, a Lua e as constelações.

Para entender o movimento

O movimento está em toda parte e é compreendido de formas distintas por cada saber. Que tal aprender mais sobre isso no museu? No dia 18, às 15h, a oficina O que escapou a Aristóteles? mostra que a física pode ser divertida por meio de experimentos que explicam o movimento. E o tema não se restringe às exatas. A atividade Que parangolé é esse? revela que as artes também encontram meios para explicar essa dinâmica. No dia 18, às 18h15, os visitantes vão debater obras de artistas como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape.

Modernidade e herança na tela

Para refletir sobre a relação entre os saberes indígenas e a vida nas sociedades modernas, o Espaço promove a exibição de documentários sobre o tema. No dia 19, às 14h, os visitantes poderão conhecer mais sobre a etnia Kayapó e o povo Umitina em Filhos de Guerreiros e O Sonho de Éder. Os filmes são resultado do trabalho de jornalismo investigativo da Agência Pública.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de maio. Para mais informações, acesse o site e confira as nossas redes sociais.

Informações sobre o Evento

Início do evento 19/05/2019 - 10:00
Fim do evento 25/05/2019 - 17:00
Período do evento: De 13-05-2019
Até 19-05-2019
Entrada Gratuito
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map