Semana dos Museus: Espaço do Conhecimento UFMG aborda o futuro das tradições em programação especial para toda a família

O museu não é mais visto como um portal para o passado: hoje, ele também é espaço de discussões contemporâneas. Por isso, ao reunirem práticas, costumes e tradições de variadas culturas em diferentes momentos da história, tornam-se uma ligação do presente com o passado e o futuro. Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a 17º Semana Nacional dos Museus de 13 a 19 de maio.

Com o tema Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições, o evento convida instituições de todo o país a realizarem atividades que valorizem os mais diversos saberes. O Espaço do Conhecimento UFMG participa desta edição com documentários, oficinas educativas e sessões no Planetário. A participação é gratuita. Apenas os ingressos para o Planetário são pagos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

Ver o céu: uma tradição milenar!

No Planetário, um moderno projetor permite a reprodução de sessões sobre saberes antigos. Em Arqueoastronomia Maia, o visitante percorre os templos da civilização pré-colombiana, cuja construção foi orientada pelos astros! A exibição acontece no dia 18 de maio, às 14h, e no dia 19, às 16h. O céu também é tema da sessão Astronomia Indígena que, no dia 19, às 15h, apresenta as narrativas tupis-guaranis sobre o Sol, a Lua e as constelações.

Para entender o movimento

O movimento está em toda parte e é compreendido de formas distintas por cada saber. Que tal aprender mais sobre isso no museu? No dia 18, às 15h, a oficina O que escapou a Aristóteles? mostra que a física pode ser divertida por meio de experimentos que explicam o movimento. E o tema não se restringe às exatas. A atividade Que parangolé é esse? revela que as artes também encontram meios para explicar essa dinâmica. No dia 18, às 18h15, os visitantes vão debater obras de artistas como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape.

Modernidade e herança na tela

Para refletir sobre a relação entre os saberes indígenas e a vida nas sociedades modernas, o Espaço promove a exibição de documentários sobre o tema. No dia 19, às 14h, os visitantes poderão conhecer mais sobre a etnia Kayapó e o povo Umitina em Filhos de Guerreiros e O Sonho de Éder. Os filmes são resultado do trabalho de jornalismo investigativo da Agência Pública.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de maio. Para mais informações, acesse o site e confira as nossas redes sociais.

Informações sobre o Evento

Início do evento 14/05/2019 - 10:00
Fim do evento 20/05/2019 - 17:00
Período do evento: De 13-05-2019
Até 19-05-2019
Entrada Gratuito
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui