Espaço do Conhecimento UFMG promove debate sobre a violação dos direitos humanos em desastres de mineradoras

Há apenas dois anos, a atuação de mineradoras foi apontada como uma das principais causas de violação dos direitos humanos no país pela iniciativa Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil. Era 2017, e Minas Gerais ainda sofria com as consequências do rompimento da barragem de Fundão, da empresa Samarco, o que deixou 19 mortos e uma enxurrada de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Em todo o território brasileiro, há 3.387 barragens em categoria de risco ou com dano potencial altos. Em solo mineiro, são 202 nessa situação, segundo a Agência Nacional de Águas.

Mesmo com as lições tiradas da tragédia em Bento Rodrigues, outra de maior proporção assolou a região metropolitana de BH, em Brumadinho, no início deste ano, e acendeu novamente o alerta: até quando as mineradoras e o poder público negligenciarão sua responsabilidade social e ambiental sobre essas áreas? Grupos locais seguem sem acesso a bens naturais vitais, como terra e água. A fim de discutir esse desafio, que é a garantia da não violação dos direitos humanos na cadeia produtiva e no entorno de mineradoras, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza no próximo sábado, 16 de março, às 10h, um debate entre especialistas no assunto.

Com entrada gratuita, o Café Controverso: desastres de mineradoras e violações dos direitos humanos recebe Cristiana Losekann, Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, e André Luiz Freitas Dias, Doutor em Ciências pelo Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas) e Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

O debate começa com falas breves dos convidados e, em seguida, abre espaço para perguntas dos participantes. A classificação é livre.

Participa UFMG

O evento integra a programação do Participa UFMG – Brumadinho, programa da Universidade que visa a assistir a população atingida pelo rompimento com ações de curto, médio e longo prazo.

Informações sobre o Evento

Início do evento 16/03/2019 - 10:00
Fim do evento 16-03-2019
Período do evento: De 16-03-2019
Até 16-03-2019
Entrada Gratuita
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento