Semana do Cérebro revela curiosidades sobre a mente com atividades divertidas no Espaço do Conhecimento UFMG

Por muito tempo, o funcionamento do cérebro foi uma incógnita. Mas, há algumas décadas, a neurociência começou a desvendar os mistérios desse órgão. Afinal, o que temos dentro da nossa cabeça? Evento que já virou tradição no Espaço do Conhecimento UFMG, a Semana do Cérebro vai responder a muitas dúvidas do público de 12 a 17 de março.

A realização faz parte de um movimento mundial de incentivo ao conhecimento sobre a mente humana e é uma iniciativa da Dana Foundation, entidade filantrópica norte-americana que patrocina pesquisas sobre o tema. Há cinco anos, a UFMG promove o evento por meio do Núcleo de Neurociências (NCC), numa ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Neste ano, também haverá atividades no Hospital João XXIII e no campus Pampulha.

Neurociência para todas as idades

Por meio de atividades instigantes e interativas, a Semana do Cérebro torna mais fácil o entendimento deste órgão para todas as idades. Da terça-feira até o domingo, a oficina Sentidos: o que é a realidade revela como nossa mente constrói a realidade pela visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar. A partir disso, os visitantes vão entender os limites da percepção humana. Já em O que o coração tem a ver com a emoção?, os participantes integram um experimento: serão monitorados enquanto veem um vídeo que afeta o emocional e, consequentemente, a frequência cardíaca.

De lá, o público pode visitar o stand Mitos e verdades sobre o cérebro, que desafia nosso senso comum sobre a mente, e em Iluminando o Cérebro,pesquisadores revelam como novas tecnologias permitem o estudo de funções cerebrais complexas, como a memória.

Por fim, a oficina Pane no sistema: entendendo algumas doenças do sistema nervoso vai mostrar como alguns sintomas bem conhecidos pelos visitantes podem ser indícios de um AVC ou até mesmo da esclerose múltipla. A ideia é mostrar, em uma linguagem acessível e lúdica, como esses problemas causam alterações motoras, comportamentais e de memória.

Xô, fake news!

Todos os dias, notícias sobre o sistema nervoso são veiculadas nas mídias, mas nem sempre elas contam tudo que há por trás dos achados. Por isso, na sexta-feira, no sábado e no domingo, 15, 16 e 17 de março, a atividade NeuroNews apresenta: FakeNews aborda de forma divertida algumas manchetes sobre o tema.

Vídeos serão mostrados aos visitantes, que serão entrevistados para dizerem se a reportagem é verdade ou mentira. A brincadeira, que ocorre entre 13h e 17h, abrirá uma discussão sobre o fazer científico.

Lições de um minicérebro

Na quarta-feira, 13 de março, a abelha Apis mellifera se tornará o centro das atenções. A espécie tem sido usada no estudo de neurociências devido a sua relativa simplicidade cerebral e à alta capacidade cognitiva. Alguns dos aspectos mais curiosos sobre o pequenino cérebro da abelha serão apresentados a partir de quatro eixos: comportamento social, aprendizagem e memória, sentidos especiais e o desaparecimento delas no mundo.

O sono e o cérebro

Os seres humanos passam um terço da vida dormindo, o que faz dessa fase do dia tão importante quanto a que passam acordados. Saber mais sobre o sono é fundamental para uma relação melhor com o funcionamento do corpo e, principalmente, do cérebro. Na oficina Por que dormimos?, nos dias 12, 13, 15, 16 e 17 de março, o público vai descobrir a importância desse ritual diário.

Desvendando a dopamina

Um dos neurotransmissores mais famosos, a dopamina é conhecida como responsável pelo prazer. Em um jogo de perguntas e respostas, a atividadeNeurodesenvolvimento e dopamina conta um pouco mais sobre as funções dessa substância no nosso organismo. Em uma mesa, amostras de cérebros de camundongos e larvas de Zebrafish ajudam a explicar sua importância.

A entrada na Semana do Cérebro é gratuita, e a classificação é livre. Mais informações sobre a iniciativa em https://www.facebook.com/nnc.ufmg/.

Informações sobre o Evento

Início do evento 13/03/2019 - 10:00
Fim do evento 13-03-2019
Período do evento: De 12-03-2019
Até 17-03-2019
Entrada Gratuito
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui