Músicas de Minas Gerais embalam programação de Natal do Espaço do Conhecimento UFMG

A programação de Natal do Espaço do Conhecimento UFMG vai levar os visitantes a uma viagem pelas músicas de Minas Gerais. De 11 a 22 dezembro, o museu funciona em horário diferenciado, das 14h às 21h, e realiza muitas atividades sobre o som! O Espaço também terá um ateliê de cartões e exibirá mais sessões no Planetário.

Apenas a entrada no Planetário é paga. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). As oficinas são totalmente gratuitas. Para participar, basta retirar uma senha na recepção.

Músicas de Minas embalam o Natal

Nada mais mineiro que o Grupo Galpão! Com a trilha sonora dos espetáculos de teatro Romeu e Julieta e A Rua da Amargura, o Espaço do Conhecimento UFMG cria um divertido Ateliê de Cartões de Natal com inspiração em letras de músicas de grandes cantores do estado. A instalação fica aberta ao público durante toda a programação especial de final de ano, no horário de funcionamento do museu. No dia 18 de dezembro, às 16h, e nos dias 19 e 20, às 19h, a artista visual Luiza Nobel estará no ateliê para a oficina Terraço de Poesia.

As mesmas canções embalam a atividade Minas nas estrelas. O Planetário se transforma em uma verdadeira caixinha de música. Lá dentro, os visitantes descobrem um mundo em que poemas e música constroem lindos cenários de estrelas e outros objetos astronômicos. A atividade ocorre nos dias 11 e 14 de dezembro, às 19h, e nos dias 19 e 22, às 16h.

A descoberta da magia da música segue na atividade Do Vinil à Nuvem. A partir de um paralelo entre passado e presente da nossa relação com o céu e a música, a contação de histórias revela uma seleção especial de discos de vinil para os visitantes ouvirem. A ação acontece no dia 12 de dezembro, às 16h30, e nos dias 18 e 21, às 19h.

Já na Roda de Conversa: música e contexto, composições do aclamado movimento mineiro Clube da Esquina são retomadas. Mediadores do museu e visitantes refletem sobre como as letras representavam o momento político em que o país estava inserido. Os interessados podem participar nos dias 12 e 16 de dezembro, às 19h, e no dia 14, às 16h30.

Músicas que vêm das florestas!

Os cantos dos povos indígenas permitem que tenhamos acesso a uma rica tradição, mantida por muitas gerações. A cultura oral dessas comunidades guarda histórias de pessoas e feitos importantes, repassando ensinamentos por meio de sons incomuns a quem vive nas cidades grandes.

A contação de histórias O Som das Florestas revela ao público a diversidade da cultura indígena de Minas Gerais através de canções e instrumentos dos mais variados tipos. A atividade está marcada para o dia 13 de dezembro, às 19h, e para os dias 16 e 21, às 16h30.

A ciência por trás do som

O que são as ondas sonoras? É possível ver o som? Ele viaja pelo espaço? São muitas as perguntas sobre o que ouvimos, mas não conseguimos enxergar! O Espaço do Conhecimento UFMG vai responder a essas questões na atividade A ciência do som, com experimentos inusitados que explicam várias curiosidades aos visitantes. A oficina acontece nos dias 13 e 20 de dezembro, às 16h, e no dia 15, às 19h.

Da música à brincadeira!

As brincadeiras populares se constroem com ajuda de sons, cantigas e canções. Esse poder mágico da música de transformar simples jogos de infância em verdadeiras aventuras é retratado no documentário Terreiros do Brincar.

Dirigido por David Reeks e Renata Meirelles, o filme será exibido no Espaço no dia 22 de dezembro, às 19h. Logo após a sessão, haverá uma roda de conversa sobre o tema.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Cemig, da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Informações sobre o Evento

Início do evento 19-12-2018
Período do evento: De 11-12-2018
Até 22-12-2018
Site http://www.espacodoconhecimento.org.br/
Entrada Gratuito

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui