Mostra Pela Pele: Reconstruindo o Homem e a Mulher em exibição no Centro de Arte Popular - Cemig

Após uma residência de dois meses no ateliê da ceramista Zezinha, no Vale do Jequitinhonha, Marco Paulo Rolla apresenta a exposição “Pela Pele: Reconstruindo o Homem e a Mulher”, com o resultado do trabalho. A mostra é composta por instalação, esculturas e vídeo-documentário, que ficam em cartaz no Centro de Arte Popular - Cemig até 6 de novembro. A entrada é gratuita.

A proposta da exposição é estimular um diálogo filosófico em torno da questão da existência e da sobrevivência no mundo contemporâneo. Ao agregar o trabalho de escultura em cerâmica do artista contemporâneo à técnica e saberes históricos das ceramistas, a mostra amplia as possibilidades de percepção do mundo, do homem e da arte. Um áudio com depoimentos de ceramistas da região integra a instalação e ajuda a compor essa reflexão.

Além da instalação, a exposição conta com a exibição de um vídeo-documentário dirigido pelo artista Joacélio Batista, que registrou todo o processo de criação das esculturas, as trocas entre os dois artistas e os modos de vida e de criação das ceramistas no Vale do Jequitinhonha.

Nome relevante das artes visuais brasileiras, Marco Paulo Rolla destaca a dimensão desse encontro. “Trata-se de uma oportunidade para mergulhar em um raro acontecimento em nossa cultura, o encontro entre uma arte popular e uma arte erudita em nossa contemporaneidade”, avalia o artista.

 

Sobre Marco Paulo Rolla

Sua obra reúne desenhos, pinturas, esculturas e performances. Tem como tema o ser humano e suas múltiplas camadas de existências em conflito ou em contato com nosso cotidiano, que propicia a constante perda da essência humana através das normas sociais e de seus valores superficiais. As obras tratam também do poder transmutador de nossa energia cósmica e principalmente do amor do homem por nossa realidade viva, imperfeita, mutante, flexível e poderosa.

Em sua trajetória, o artista utiliza uma infinidade de materiais de maneira a explorar em cada meio suas possibilidades expressivas mais contundentes. Sua obra tem como principal característica a diversidade de meios e a liberdade plena de transitar com sua poética e transmutar visões e sensibilidades diante do diálogo criado entre eles.

Sobre Zezinha

Maria José Gomes da Silva, a Zezinha, é uma das mais prestigiadas artistas do Vale do Jequitinhonha, de Minas Gerais e do Brasil. Nasceu no dia 14 de julho de 1968 no município mineiro de Campo Alegre. Zezinha aprendeu a trabalhar com o barro vendo seus pais, que eram ceramistas. Sua mãe vive até hoje na zona rural de Campo Alegre, onde segue trabalhando com cerâmica juntamente com sua filha Maria de Fátima. Na família, Zezinha foi a que mais projeção teve. Ela é casada com Ulisses Gomes dos Santos, com o qual teve duas filhas, Cláudia e Aline, já iniciadas na arte do barro e prováveis sucessoras da arte de sua mãe. A família mora atualmente na zona rural de Coqueiro Campo, onde trabalha diariamente na modelagem do barro.

 

 

Informações sobre o Evento

Início do evento 07/10/2018 - 12:00
Fim do evento 07/10/2018 - 19:00
Período do evento: De 20-09-2018
Até 09-11-2018
Entrada Gratuito
Local Centro de Arte Popular

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui