Centro de Arte Popular – Cemig recebe a exposição “Fibras Naturais e Papéis”

O Centro de Arte Popular - Cemig inaugurou no dia 22 de março a exposição Fibras Naturais e Papéis, em comemoração ao dia do Artesão (19/03) e ao 6º aniversário do CAP .A mostra tem entrada gratuita e ficará em exibição até o dia 6 de maio de 2018, na Sala de Exposições Temporárias do Museu.

A mostra é  composta de centenas de peças de arte popular executadas com fibras vegetais e papel, além de obras assinadas por artistas plásticos de renome, pioneiros na confecção e utilização desses materiais. Serão apresentados trabalhos de uso cotidiano como álbuns e encadernações com papéis marmorizados, cartões, caixas, cestos, bandejas, tigelas, flores, fruteiras, luminárias e outros. O resultado é bem expressivo e diverso, já que os diferentes suportes permitem manifestações de caráter cultural, lúdico, decorativo e religioso.

Um dos destaques será a obra da professora Marlene Trindade, responsável pela implantação da oficina experimental do papel artesanal no curso de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, que originou a disciplina obrigatória Artes da Fibra. A mostra contará ainda com um conjunto de totens Bakurus – Tradição Lunda Kioko – Etnia Bantu, produzidos com o apoio da Associação Cultural Lunda Kioko.

O Centro de Arte Popular – CEMIG mais uma vez acolherá o evento, recebendo artesãos e núcleos produtivos de Barão de Cocais, Belo Horizonte, Capitão Enéas, Carangola, Cipotânea, Elói Mendes, Jaíba, Maria da Fé, Patos de Minas, Presidente Kubistchek, São Gonçalo do Rio das Pedras e Uberaba.

Segundo o diretor do Centro de Arte Popular, Tadeu Bandeira, “a exposição tem grande relevância e significado por unir o artesão e o artista plástico, que também utiliza dessas matérias-primas para compor seus trabalhos. Além disso, estão representados também nesta mostra os artistas artesãos, que confeccionam seus próprios papéis artesanais para produzirem suas obras. Destaco os artistas Mário Azevedo, Vera Queiroz e Joice Saturnino”.

A mostra terá entrada gratuita e e ficerá em exibição no período de 23 de março a 06 de maio de 2018.

Mais informações: (31) 3222-3231

 

Informações sobre o Evento

Início do evento 17/04/2018 - 10:00
Fim do evento 17/04/2018 - 19:00
Período do evento: De 23-03-2018
Até 06-05-2018
Entrada Gratuito

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui