Exposição Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura

BELEZA EM MOVIMENTO - ÍCONE DO DESIGN ITALIANO

A originalidade e a elegância visionária do design italiano no século XX diferenciaram sua estética do resto do mundo. De 13 de agosto a 3 de novembro de 2019, em Belo Horizonte, a ousadia das formas deste design, sua história, grandes marcos, reverberações no presente e inspirações para o futuro serão apresentadas na exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”. A mostra é inédita e reúne rico e impressionante acervo composto por mais de 100 peças, entre obras de arte, automóveis, objetos e instalações multimídia.

A exposição apresentará cinco importantes ícones do design de automóveis: Casas Bertone; Zagato, que este ano celebra seu centenário; Touring Superleggera; Pininfarina; e Giugiaro – que pautaram uma nova estética de formas entre as décadas de 1910 e 1960.
Serão mostradas verdadeiras obras de arte sobre rodas que emocionam com suas formas perfeitamente esculpidas, fruto da genialidade e dos traços velozes e precisos das grandes casas e designers italianos que trazem toda a sua beleza e encanto para esta mostra.

Uma das esculturas considerada a obra-prima do artista italiano Umberto Boccioni, Formas Únicas de Continuidade no Espaço, de 1913, estará na mostra, contextualizando o movimento futurista. Também marcam presença nomes como Emilio Vedova, Giulio Turcato, Pietro Consagra e Lúcio Fontana; além de imagens de ambientação do designer Gio Ponti, e peças de ousados projetos, como o puff Pratone, em formato de grama; a poltrona UP5, de Gaetano Pesce; e o sofá Bocca, do Studio 65.

A exposição, que tem curadoria de Peter Fassbender, Head Design Center LATAM FCA, com a colaboração da arquiteta italiana Maddalena D’Alfonso, ainda oferecerá ao público ambientes multimídias e imersivos dedicados ao cinema italiano – uma referência à atmosfera artística e de costumes do século XX –, e à beleza do ronco dos motores – o que traz à tona as relações de afeto que estabelecemos com os objetos que povoam nossas memórias e identidades. 

Percorrer os espaços da exposição “Beleza em Movimento – Ícones do design italiano na Casa Fiat de Cultura” é aceitar o convite à reflexão sobre a essência do design italiano, sua história e sua capacidade atemporal de se fortalecer, como referência global, ao traduzir o belo e o movimento.

SERVIÇO

Exposição Beleza em Movimento - ícones do design italiano

Data: 13 de agosto a 3 de novembro 

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8900

Informações sobre o Evento

Início do evento 03-10-2019
Fim do evento 24/12/2019 - 1:00
Período do evento: De 13-08-2019
Até 03-11-2019
Entrada Gratuito
Local Casa Fiat de Cultura

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui