Exposição Tudo é Eco no Universo

CASA FIAT DE CULTURA APRESENTA "TUDO É ECO NO UNIVERSO", DE AUGUSTO FONSECA, NA PICCOLA GALLERIA

Composta por desenhos, pinturas e objeto, a exposição propõe uma releitura do mito de Narciso e Eco

Apresentar Narciso de dentro para fora. Essa é a proposta da exposição “Tudo é eco no universo”, do artista plástico Augusto Fonseca, que será inaugurada na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura. Diferentemente da abordagem em que muitas releituras do mito de Narciso e Eco se ancoram, na mostra o artista trabalha o famoso mito grego numa lógica inversa: ao invés do culto da imagem pela imagem e o que isso diz aos outros, a intenção é que a imagem provoque reflexões introspectivas. Para compor essa narrativa serão exibidas 11 obras, sendo 10 aquarelas e uma obra com técnica mista de desenho e aquarela, e um objeto. A exposição fica em cartaz de 30 de maio a 21 de julho, com entrada gratuita.

A concepção de “Tudo é eco no universo” partiu de um sentimento interno do artista em relação ao que estava vivendo, das coisas que fazia e via. “Sempre achei interessante o mito do Narciso. Narciso é o herói da consciência. Quando mergulha no lago, mergulha em busca do seu interior. Não se trata apenas de beleza, é também sobre identificação, espelhamento e reflexão. Ele possibilita muitas reflexões atemporais”, conta Augusto Fonseca.

Os desenhos e pinturas que compõem a exposição têm uma veia anatômica, dissecando o corpo físico humano para uma viagem posterior para o mundo mental do homem. Plantas, bulbos e flores também compõem esses corpos. Elas são analogias ilustrativas para trazer para o cerne da reflexão a atual sociedade que, de acordo com o artista, está adoecida. “Penso no Narciso hoje, na sociedade contemporânea, será que se acharia belo? Acredito que não. Nesse sentido, o Narciso de hoje não se reconhece em si, está doente, se acha estranho”, pontua.

Na obra da série “Tudo é Eco no Universo”, o personagem Narciso é retratado sem a
representação do seu reflexo, que se perde em meio a ruídos, desenhos, manchas. Já o objeto que integra a exposição é um espelho, pelo simbolismo com Narciso e também pela ideia de reflexão tanto do espaço, quanto do espectador. “Quero criar um jogo de reflexos entre as obras, o espaço e o espectador, criar esse lugar de reflexão, despertar o lado narcísico do público”, esclarece Augusto.

Em texto crítico escrito por Raphael Fonseca, a riqueza de detalhes das aquarelas é proporcional ao desejo de controle por parte não apenas do artista, mas da humanidade. “Aparentemente retiradas de livros históricos de medicina, ao olharmos com atenção notamos que essas composições reúnem aquilo que os corpos humanos tem de mais admirado e temido”, destaca.

Desta forma, Augusto pretende provocar reflexões de autoconhecimento, bem como pensar as relações de alteridade. “Como na arte, o mito é um meio para entendermos e decodificarmos a realidade a nossa volta”, correlaciona o artista.

A exposição “Tudo é eco no universo” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Fiat Chrysler Finanças e Banco Safra. A exposição conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Casa Fiat de Cultura

Há 13 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, algumas das mais relevantes e prestigiadas exposições já realizadas no Brasil. Foram mais de 40 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea. Sua contribuição à renovação da produção artística e à formação de público se estende por meio de uma programação diversificada de música, palestras e de um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre. A Casa Fiat de Cultura integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Em sua sede no histórico edifício do Palácio dos Despachos apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 350 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO

Exposição “Tudo é eco no universo” – Augusto Fonseca na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura

30 de maio a 21 de julho de 2019

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h