Exposição Ellora - Ildeu Lazarinni na Casa Fiat de Cultura

 

ELLORA - ILDEU LAZARINNI NA PICCOLA GALLERIA DA CASA FIAT DE CULTURA

Instalação de 50kg e 8m de comprimento une arte e ciência em uma metáfora sobre o corpo humano

A ciência dá lugar ao imaginário na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura.  A partir de 4 de dezembro, o artista visual mineiro Ildeu Lazarinni apresenta no espaço a exposição Ellora – uma instalação de 50kg e 8m de comprimento feita com poliuretano, tinta acrílica e alfinetes. A técnica utilizada está presente em toda a trajetória artística de Lazarinni, que em uma experiência de laboratório durante seu doutorado em Engenharia de Biomateriais, descobriu no microscópio aquilo que desejava criar em grande escala para ocupar as galerias de arte: a matriz extracelular presente no corpo humano. A mostra tem curadoria de Élcio Miazaki e fica aberta à visitação até 27 de janeirocom entrada gratuita.

Ildeu Lazarinni define suas criações como “núcleos flutuantes”. Estes são inspirados no que a ciência chama de matriz extracelular, um conjunto de moléculas que se organizam para, dentre outras funções, acolher as células dos corpos; uma espécie de “casa das células”. Foi ao visualizar essa matriz extracelular artificial em um microscópio do laboratório da Universidade de Strasbourg (França), que o cientista se descobriu artista: “Naquele momento percebi que o doutorado não era mais meu foco. Achei aquela imagem incrível e só pensava na plasticidade e nas potencialidades dela”, relembra.

Como na biologia, os 39 “núcleos flutuantes” que integram a instalação Ellora cresceram e ganharam forma nas mãos do artista de maneira espontânea, reunindo-se harmonicamente em diferentes tons de verde, azul, roxo, rosa e lilás. Criados com poliuretano da mamona, material sustentável e atóxico, os núcleos também possuem uma membrana protetora formada por alfinetes. A obra é uma metáfora para a estrutura completa do corpo humano e para nossa essência emocional.

Ellora também é um mundo imaginário e sensitivo, como explica o curador Élcio Miazaki: “o protagonismo não está na obra em si, mas em como ela se relaciona com o entorno, expandindo sentidos. Ildeu nos mostra que a arte não existe para se explicar, mas para ser sentida, experimentada, vivenciada por todos, em um autêntico diálogo com o outro”. Há, por exemplo, um caráter dual no uso dos alfinetes, que ao mesmo tempo em que protegem, perfuram. O que isso significa? Essa e outras questões podem ser levantadas pelo público que é livre para encontrar suas respostas. “Acredito no caráter lúdico da arte. Gosto de imaginar a experiência que cada pessoa terá e como a instalação será diferente para cada uma delas. Isso é o que move minha criação”, revela Lazarinni.

A mostra encerra o ciclo de exposições do 2º Programa de Seleção da Piccola Galleria, que apresentou o trabalho de seis artistas na Casa Fiat de Cultura ao longo de 2018. “Queremos ser um canal de difusão da arte e dos artistas do Brasil e de Minas. Vamos lançar um olhar cada vez mais atento sobre o que se produz aqui, incentivando e difundindo a produção artística e cultural local e suas tendências”, afirma o presidente da Casa Fiat de Cultura, João Ciaco.

A exposição Ellora é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Casa Fiat de Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra. A exposição conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

SERVIÇO

Exposição Ellora – Ildeu Lazarinni na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura                                                                                                                                                       

4 de dezembro a 27 de janeiro

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

 

Casa Fiat de Cultura

Há 12 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, algumas das mais relevantes e prestigiadas exposições já realizadas no Brasil. Foram mais de 40 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea. Sua contribuição à renovação da produção artística e à formação de público se estende por meio de uma programação diversificada de música, palestras e de um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre. A Casa Fiat de Cultura integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Em sua sede no histórico edifício do Palácio dos Despachos apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 350 mil participaram de suas atividades educativas.

Informações sobre o Evento

Início do evento 14-01-2019
Período do evento: De 04-12-2018
Até 27-01-2019
Entrada Gratuito
Local Casa Fiat de Cultura

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui