Ateliê Aberto | Arraiolo: ontem e hoje

Nascida na região do Alentejo em Portugal, em Arraiolos, a técnica tradicional da tapeçaria arraiola chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses no séc. XVII. O saber foi, aos poucos, incorporado às culturas populares do país, sendo transmitido de geração a geração. Em Minas Gerais, o método se fixou de tal forma que muitas localidades passaram a ter o tapete arraiolo como importante fonte de renda, como as regiões de Diamantina e do Campo das Vertentes. No Ateliê Aberto, o público poderá conhecer a história dessa técnica, mergulhar nas possibilidades infinitas da tradição e nas oportunidades de reinvenção que a arte permite. Para participar não é necessário fazer inscrição prévia, mas as vagas estão sujeitas à lotação do espaço. É obrigatório o uso de máscaras durante toda a atividade.

São duas oficinas por sábado. Uma às 10h30 e a outra às 14h30. 

Não percam!

Informações sobre o Evento

Início do evento 13/08/2022 - 10:30
Fim do evento 13/08/2022 - 14:30
Registration Start Date 13-08-2022 10:30 am
Cut off date 13-08-2022 2:30 pm
Entrada Programação gratuita.
Local Casa Fiat de Cultura

Location Map

Buscar evento

Outubro   2022
D S T Q Q S S
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui