Encontros com o Patrimônio | Chiquinha Gonzaga: memórias de eternos carnavais

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO | CHIQUINHA GONZAGA: MEMÓRIAS DE ETERNOS CARNAVAIS

 

21/fev | das 11h às 12h30 | videoconferência

A maestrina, compositora e instrumentista Chiquinha Gonzaga é conhecida por seu pioneirismo, tanto na produção musical brasileira quanto na emancipação das mulheres na virada do século XIX para o XX. Sua atuação foi tão marcante que a data do seu nascimento, dia 17 de outubro, foi escolhida para ser o Dia Nacional da Música Popular Brasileira.

Nascida em 1847, faleceu aos 87 anos, no dia 28 de fevereiro de 1935. Para marcar a data, o Encontros com o Patrimônio deste mês conta como a própria trajetória de vida de Chiquinha revela a história de gêneros musicais que marcam gerações de foliões. Entre eles, estão as Marchinhas e as Marchas-Rancho, como a conhecida “Ó Abre Alas”, composta para o desfile do cordão Rosa de Ouro, em 1899.

O convidado será o pesquisador e flautista da Orquestra 415 de Música Antiga, André Salles-Coelho, que falará sobre a estruturação dos gêneros interpretados por Chiquinha Gonzaga, como Polca, Valsa e Tango Brasileiro. Inscrições pela Sympla.

 

SERVIÇO

 

Data: 21 de fevereiro

Horário: das 11h às 12h30

Videoconferência

Inscrição gratuita pela Sympla

Informações sobre o Evento

Início do evento 21/02/2021 - 11:00
Fim do evento 21/02/2021 - 12:30
Período do evento: De 21-02-2021
Até 21-02-2021
Entrada Gratuito

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui