Conversas sobre Perguntas | "Ciência, espiritualidade e futuro" com Marcelo Gleiser

CONVERSAS SOBRE PERGUNTAS | "CIÊNCIA, ESPIRITUALIDADE E FUTURO" COM MARCELO GLEISER

Quais os significados deste momento para a humanidade? O que tal experiência transformará em nós e no mundo? Como elaborar – e pôr em prática – mudanças necessárias aos novos tempos? Eis algumas das questões a serem respondidas por grandes nomes do pensamento brasileiro, que, nos meses de julho e agosto, participam do webinário “Conversas sobre perguntas”, evento criado, promovido e financiado, em curadoria colaborativa, pelos equipamentos culturais Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrantes do Circuito Liberdade.

Mediados pela jornalista Daniella Zupo, os encontros online, realizados de 14 de julho a 18 de agosto de 2020, sempre às terças-feiras, às 17h, contarão com respostas e ideias do líder indígena Ailton Krenak (14/7), da futurista Lala Deheinzelin (21/7), do economista e professor Eduardo Albuquerque e da administradora e professora Grazi Mendes (28/7), do psicanalista Christian Dunker (4/8), da escritora Conceição Evaristo e da crítica de arte Júlia Rebouças (11/8) e, no encerramento, no dia 18/8, o físico e astrônomo Marcelo Gleiser. Gratuitas, as palestras serão transmitidas nos canais do YouTube dos espaços culturais.

“Ciência, espiritualidade e futuro”

Em sua participação no webinário “Conversas sobre Perguntas”, o físico, astrônomo, professor e escritor Marcelo Gleiser abordará o tema “Ciência, espiritualidade e futuro”. No debate, analisará características e representações da busca pelo conhecimento, ação definidora da própria essência do que seja a humanidade – da construção de visões de mundo à procura por significados existenciais. O pensador discutirá, ainda, os efeitos do convívio entre saberes diversos – e, por vezes, distantes –, o “lugar” da espiritualidade, a percepção pública da ciência, os desafios da tecnologia e os novos delineamentos do futuro – com base, principalmente, nas práticas e teorias científicas acumuladas até então.

A transmissão será no canal do YouTube da Casa Fiat de Cultura.

Marcelo Gleiser

Marcelo Gleiser, carioca, é um cientista de renome internacional, professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, doutorado pelo King's College de Londres em 1986. É autor de mais de 100 artigos especializados e milhares de ensaios, publicados desde o New York Times à revistas infantis. Detentor do Presidential Faculty Fellows Award, dado pelo então presidente Bill Clinton, conselheiro da Sociedade Americana de Física, vencedor de três prêmios Jabuti, autor de 14 livros com traduções em 15 línguas, presença em diversos documentários e séries de TV no Brasil e no mundo, foi colunista da Folha de São Paulo por 20 anos.

Fundou e dirige o Instituto de Engajamento Interdisciplinar do Dartmouth College. Marcelo é um dos intelectuais públicos de maior impacto no pensamento contemporâneo brasileiro e mundial. Em 2019, foi o primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Templeton, um dos mais prestigiosos do mundo, honra que divide com Madre Teresa, Dalai Lama, Desmond Tutu, Aleksandr Solzhenitsyn, e os cientistas Freeman Dyson, Martin Rees, e outros líderes religiosos e intelectuais.

Data: 18 de agosto

Horário: das 17h às 18h