Astronomia com diversão: Espaço do Conhecimento tem programação especial todos os sábados de abril

Para conhecer o Universo, não é preciso tirar os pés do chão. No Espaço do Conhecimento UFMG, todos os dias, o Planetário leva os visitantes a explorar o céu e seus corpos celestes. Há sessões para todas as idades que permitem uma experiência imersiva pelo cosmo.

No mesmo andar que abriga o Planetário, o museu realiza diversas ações educativas que aproximam o público da astronomia mostrando que teorias científicas podem, sim, ser compreendidas por qualquer criança ou adulto. Em abril, os sábados serão de muita diversão pelo Espaço. Sempre às 14h, uma atividade revela descobertas sobre o céu e a ciência.

No dia 07, a oficina Brincando de Ser Cientista estimula os participantes a descobrir o que há dentro de uma caixa. As crianças deverão desvendar esse mistério usando métodos científicos e criando hipóteses sem espiar. Na semana seguinte, no dia 14, as descobertas continuam no Jogo do Sistema Solar, no qual o visitante é convidado a testar seus conhecimentos sobre o conjunto de planetas que giram em torno do Astro-rei.

Já no dia 21, a oficina Relógio de Sol ensina a ver as horas a partir dos pontos cardeais e das sombras projetadas pela estrela. Com o auxílio de uma tabela, é possível converter a hora solar aparente em horário padrão, dos relógios convencionais.

No último sábado do mês, dia 28, o passeio pelo Sistema Solar segue na atividade Teatro dos Planetas, em que os participantes simulam seus movimentos e posições. Fatos como a velocidade desses corpos celestes e quais deles podem ser vistos da Terra são abordados na oficina.

Planetário

De terça a domingo, o Planetário exibe diversos filmes para todas as idades. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Confira a programação e a política de gratuidade e meia-entrada aqui.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas e contação de histórias prometem agitar o mês de abril. Para mais informações, acesse o site e confira as nossas redes sociais.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
  • Visite Minas Gerais

Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

• Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

• Rota Turística Cozinha Mineira

Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas.

Saiba mais aqui