Exposição Desnorte, de Bob Wolfenson

O paulistano Bob Wolfenson, um dos mais respeitados fotógrafos do Brasil, traz para a Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas a exposição “Desnorte”, que, segundo o fotógrafo, não tem a ambição de dar conta de seus 50 anos de carreira, “mas é uma leitura desse tempo”. Com cerca de 120 imagens produzidas por ele, divididas em retratos, fotos de moda, polaroides, extraídas de seus livros/exposições, fotos de viagens turísticas e de viagens em busca de locações, anotações fotográficas e álbum de família, "Desnorte" aponta os caminhos de Bob no trabalho do registro fotográfico.

A mostra, que é a primeira de Bob Wolfenson em Belo Horizonte, estará aberta para visitação entre 17 de agosto e 23 de outubro de 2022. A entrada é franca e a Galeria de Arte funciona de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h. 

O paulistano Bob Wolfenson, um dos mais respeitados fotógrafos do Brasil, traz para a Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas a exposição “Desnorte”, que, segundo o fotógrafo, não tem a ambição de dar conta de seus 50 anos de carreira, “mas é uma leitura desse tempo”. Com cerca de 120 imagens produzidas por ele, divididas em retratos, fotos de moda, polaroides, extraídas de seus livros/exposições, fotos de viagens turísticas e de viagens em busca de locações, anotações fotográficas e álbum de família, "Desnorte" aponta os caminhos de Bob no trabalho do registro fotográfico. A mostra, que é a primeira de Bob Wolfenson em Belo Horizonte, estará aberta para visitação entre 17 de agosto e 23 de outubro de 2022. A entrada é franca e a Galeria de Arte funciona de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h. A exposição tem patrocínio máster do Instituto Unimed-BH.

Não é à toa que a exposição se chama "Desnorte", mesmo nome da publicação de Bob lançada em 2021. “O eixo curador dessa exposição é uma desordem temática, porque isso é exatamente o que me define. Um misto de todos os estilos. Nas exposições das séries que fiz, todas temáticas, sempre foram embaralhamentos não aleatórios com conexões a partir da retrospectiva de cada um”, explica o fotógrafo. Há na curadoria da exposição uma espécie de “desordem temática”, que, de acordo com Bob, é onde se percebe o título da exposição. “"Desnorte" também partiu daí: uma grande seleção de muitos trabalhos que fiz e tentativas de ordenar desordenando, mostrando assim um novo resultado”, observa.

A exposição da Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas tem como norte a publicação Desnorte, porém com algumas novas possibilidades. “De certa forma é uma ampliação daquilo [o livro] e uma redução também. Algumas coisas saíram, outras entraram. O ponto de partida foi o livro, mas ele se modificou nas paredes. Tem fotografias que funcionam mais na impressão em papel, outras que ficam melhor expostas, e por aí fomos trabalhando”, conta Bob encarnando o curador da exposição.

Informações sobre o Evento

Início do evento 17-08-2022
Fim do evento 17-08-2022
Registration Start Date 17-08-2022
Cut off date 23-10-2022
Entrada Programação gratuita.
Local Centro Cultural Unimed -BH Minas

Location Map

Outubro   2022
D S T Q Q S S
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui