Exposição “Quarar reverso”, de Josi

Sobre as obras de Quarar reverso

Para realizar as pinturas que integram a exposição, Josi partiu de desenhos que já haviam sido feitos por ela anteriormente, mas que agora são redesenhados. “Tenho esse ponto de partida, de ter uma imagem que me interessa por trazer um gesto ou uma curvatura ligada a um ofício, mas é no relacionamento com a tinta que vou trançando as figuras”, esclarece. Ela explica, inclusive, que depois da primeira pincelada, deixa os trabalhos quarando para entender o que pode surgir a partir deles. Desse modo, a água de feijão vai garantindo sua autonomia de cor, de fluxo e de adensamento. “Vou conversando com meu pincel”, pontua.

As obras trazem referências e vivências autobiográficas da artista. De acordo com Josi, com a companhia teórica da escrevivência, os modos de “se fazer mulher” vão sendo trançados nas suas pinturas: são desenhos que têm cor, classe social e gênero específicos. “Há muito da minha mãe, que costura, e da minha avó, que lava roupas. As pinturas evocam uma transmissão de saberes, do meu aprendizado, do que vi, do que ouvi”, finaliza.

A exposição fica em cartaz até dia 09 de outubro e pode ser visitadas nos horários de funcionamento da Casa Fiat: terça-feira, das 10h às 21h; quarta a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Ou, pode ser visitada pelo Tour Virtual no Site da Casa Fiat: www.casafiatdecultura.com.br

Informações sobre o Evento

Início do evento 23/08/2022 - 10:00
Fim do evento 23-08-2022
Registration Start Date 23-08-2022 10:00 am
Cut off date 09-10-2022
Entrada Programação gratuita.
Local Casa Fiat de Cultura

Location Map

Outubro   2022
D S T Q Q S S
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui