Museomix 2017 Circuito Liberdade é apresentado no Museu das Minas e do Metal

Noite reuniu parceiros, vídeo explicativo, degustação tecnológica e apresentação musical

O Museomix 2017 Circuito Liberdade foi lançado, oficialmente, na noite da última quinta-feira (27/07), no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, com apresentação do projeto, um vídeo explicativo, duas "degustações tecnológicas" - construídas pelo próprio museu e pelo Centro Universitário Newton Paiva -, apresentação musical do duo Vera Cruz e presença de parceiros. A coordenadora geral do Circuito Liberdade, Marcela França, explicou o que é a maratona criativa Museomix e como será a concepção no Circuito, que vai ocupar o prédio do Rainha da Sucata, nos dias 10, 11 e 12 de novembro, e a programação associada, a partir de setembro. O Museomix é um projeto que acontece em oito países, 13 cidades, 14 museus e será realizado pela primeira vez no Brasil.

“O Museomix inaugura um estreitamento entre políticas públicas muito importantes no Estado: inovação, ciência e tecnologia junto à política cultural", destacou Michele Arroyo, presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Artístico de Minas Gerais - Iepha-MG, gestor do Circuito Liberdade. Ela ainda salientou que o Museomix traz uma reflexão sobre como a tecnologia pode lidar com os conteúdos da cultura.

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes), parceira do Circuito neste projeto, o sub-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias de Oliveira, ressaltou que ações como estas fazem diferença e mostram que Minas Gerais está conectada às grandes tecnologias.

Com duração de três dias, o Museomix é feito por uma comunidade diversificada de designers, artesãos, programadores, mediadores, comunicadores e artistas, amadores ou profissionais, que partilham o desejo de construir um museu aberto, conectado e participativo: o museu do futuro.

Unindo ideias criativas e ferramentas tecnológicas, como impressoras 3d e máquinas de corte a laser, os participantes - chamados de “museomixers” - imaginam e constroem dispositivos inovadores de mediação entre acervos e visitantes.

Além da maratona criativa de três dias, o Museomix 2017 Circuito Liberdade irá trazer ao público uma extensa programação associada, a partir de setembro, com atividades gratuitas voltadas para a temática cultura, tecnologia e inovação. Serão oficinas, palestras, mostras e diversas atrações para todas as idades, realizadas nos espaços culturais do Circuito Liberdade. A programação será divulgada em breve aqui no site.

A origem do Museomix

O projeto teve origem na França, no ano de 2011, e desde então já aconteceu em oito países e 43 museus. Em novembro de 2017, o Museomix estará presente, pela primeira vez, na América do Sul e em Belo Horizonte. Na capital, a maratona criativa será realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), por meio do Circuito Liberdade, e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). O projeto conta também com a parceria da Embaixada da França no Brasil, do BDMG Cultural, do Centro Universitário Newton Paiva e das faculdades UNA e UniBH, além de empresas e entidades.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui