Fachada Digital ilumina Praça de Liberdade de colorido em prol do Dia do Orgulho LGBT

Campanha chama atenção para a luta da população de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais; Espaço do Conhecimento UFMG participa da ação de 28 de junho a 3 de julho

O Brasil é o país com mais homicídios de transexuais e travestis, segundo a Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil, que registrou 25 assassinatos apenas neste ano. Levantamentos do Grupo Gay da Bahia (GGB) mostram que 2016 foi o ano com o maior número de homicídios de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais no país, com 347 mortes. Em prol da comemoração do Dia do Orgulho LGBT, em 28 de junho, próxima quarta-feira, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG ilumina a Praça da Liberdade com as cores da bandeira do movimento.

O arco-íris será projetado na Fachada de 28 de junho a 03 de julho, em intervenções das 18h às 22h, com o intuito de chamar atenção para a causa LGBT. A ação faz parte de uma parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas de Diversidade Social da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC). O Dia do Orgulho LGBT é celebrado em todo mundo como uma forma de reforçar a luta por representatividade dessa comunidade.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui