Clube da Esquina é tema de exposição do Espaço do Conhecimento UFMG

Mostra reúne discos, músicas e temas do movimento nascido em Minas e que ganhou o mundo

O Espaço do Conhecimento UFMG abre nesta sexta-feira (14/07) a exposição “Canção Amiga – Clube da Esquina”, sobre o movimento musical que nasceu em Minas e ganhou o mundo, revelando nomes como Milton Nascimento e Lô Borges. A obra produzida nesse período é até hoje referência para artistas do Brasil e de muitos países.

Três ”esquinas” compõem a exposição, evidenciando o encontro de temas caros ao contexto social e político de 1972 a 1978, período em que os discos “Clube da Esquina” e “Clube da Esquina 2” foram lançados. Conduzidos por Milton Nascimento, músicos como Fernando Brant, Wagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e Tavinho Moura escreveram e cantaram sobre utopia e realidade, cidade e natureza, infância e transcendência.

Ao chegar à mostra, o visitante se depara a primeira esquina. São as canções em formas de brincadeira, como a bola de meia, a bola de gude, o papagaio de papel, o cheiro de mato e o banho de rio. As composições, cantam as manifestações da cultura popular marcadas pela religiosidade.

A segunda esquina une cidade e natureza e a terceira e última esquina reflete o binômio realidade e utopia, em que os artistas propunham alternativas para os problemas do presente. As canções deixavam latentes o desejo e a esperança do novo, de uma transformação da realidade.

A exposição “Canção Amiga – Clube da Esquina” é resultado das pesquisas do Centro de Referência da Música de Minas UFMG, trabalho de pesquisa interdisciplinar que investiga as sonoridades produzidas e em circulação no estado.

No Planetário haverá a exibição do filme “Entre Discos e Esquinas” e na Fachada Digital uma projeção exibe depoimentos de artistas do Clube da Esquina. A mostra fica em cartaz até setembro.

O que é o Clube da Esquina?

Para alguns pesquisadores, o Clube da Esquina é a reunião dos dois LPs, produzidos em 1972 e 1978, conduzidos por Milton Nascimento, com a participação de diversos músicos e compositores mineiros. Já para outros, trata-se de um movimento mais sistemático, que tem início em Minas Gerais e se espalha pelo Brasil e pelo mundo.

As principais características do movimento são os temas das letras das músicas, como amizade, utopia de um mundo melhor, natureza e os espaços rural e urbano, além da singularidade das melodias, das harmonias e dos arranjos. A multiplicidade sonora e a diversidade cultural marcam grande parte do desenvolvimento artístico e a originalidade da trajetória do Clube da Esquina.

Discoteca relembra LPs de sucesso

O módulo “Discoteca” está instalada no quinto andar do espaço, onde três bancos guardam a história dos LPs famosos da época – reproduzindo as capas dos disos em formato real - e o visitante pode descobrir os sons que tiveram influência sobre os músicos mineiros.

No mesmo andar, o “Jogo dos Cubos” propõe um quebra-cabeça com as imagens. De um lado, o cubo apresenta a capa do Clube da Esquina e, do outro, traz informações sobre as biografias dos músicos. É preciso montar corretamente as peças para formar a capa ou chegar às curiosidades sobre os artistas.

Exposição

A exposição Canção Amiga é resultado das pesquisas do Centro de Referência da Música de Minas da UFMG, um trabalho de pesquisa interdisciplinar que investiga as sonoridades produzidas e em circulação no estado. A exposição ocupa o segundo e o quinto andares do Espaço. No Planetário, haverá a exibição do filme “Entre Discos e Esquinas”. Na Fachada Digital, uma projeção exibe depoimentos de artistas do Clube da Esquina. A mostra fica em cartaz até setembro.

O que é o Clube da Esquina?

Não há um consenso entre pesquisadores sobre o que é, exatamente, o Clube da Esquina. Para uns, são os dois LPs, produzidos em 1972 e 1978 e conduzidos por Milton Nascimento, com a participação de diversos músicos e compositores mineiros. Para outros, trata-se de um movimento mais sistemático, que tem início em Minas Gerais, mas se espalha pelo Brasil e pelo mundo.

As principais características do Clube são os temas das letras das músicas, como amizade, utopia de um mundo melhor, natureza e os espaços rural e urbano, além da singularidade das melodias, das harmonias e dos arranjos. A multiplicidade sonora e a diversidade cultural marcam grande parte do desenvolvimento artístico e a originalidade da trajetória do Clube da Esquina.

Serviço:

Exposição: Canção Amiga – Clube da Esquina”
Quando: 14 Julho a setembro de 2017
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui