Projeto destaca jovens músicos eruditos em recitais

BDMG Cultural abriu a série de apresentações do programa que existe há 17 anos revelando novos nomes

BDMG Cultural abriu a série de apresentações do Jovem Músico BDMG, programa que há 17 anos se dedica aos estudantes de música erudita. Na última terça-feira (04/07) subiram ao palco da Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes, às 19h30, os músicos Roger Deboben (violão), Mateus Junqueira (piano), Alisson Berbert (violino), Jefferson Assis (clarineta) e John Miranda (piano), e Gabriel Faustino (contrabaixo). Os recitais são realizados sempre na primeira terça-feira do mês até dezembro, e com ingressos a preço popular, R$2 (inteira) e R$1 (meia-entrada).

Para a maioria dos participantes da série Jovem Músico, a apresentação no programa é o primeiro contato com o público. “Na formação de um músico, popular ou erudito, aprender a lidar com a experiência em palco é de extrema importância”, explica Roger Deboben.

Selecionados por uma comissão julgadora experiente, formada por Carlos Aleixo, Míriam Bastos e Rubner Abreu, os músicos apresentam no recital os programas que interpretaram na audição. Vale destacar que, nesta edição, houve um crescimento de participantes de cidades fora da capital mineira e região metropolitana de Belo Horizonte, como Ipatinga, Juiz de Fora, Santo Antônio do Monte e até mesmo Rio de Janeiro.

De acordo com o violinista Alisson Berbert, uma das principais motivações para viajar de Juiz de Fora à Belo Horizonte, é poder compartilhar sua música com um público interessado e ávido por prestigiar as novas gerações. “É algo único que nos motiva a prosseguir na carreira musical, com a esperança de um futuro promissor para cada um de nós”, destaca.

A coordenadora do Jovem Músico BDMG Beth Santos, que está à frente do programa há seis anos, percebe que há uma dedicação dos músicos cada vez mais cedo. “Este ano temos candidatos de 25, idade limite para participar da série, até 11 anos, que é o mais jovem participante desta edição. É emocionante ver esse empenho e que a música erudita está muito bem representada pela nova geração. O futuro deste gênero musical em nosso estado é promissor, e nosso objetivo é fomentar e incentivar esses novos talentos”, afirma.

Conheça o BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 28 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados, e às quintas-feiras, de 10h às 21h. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais