Governo de Minas inaugura a iluminação do Circuito Liberdade, iniciativa que integra o Natal da Mineiridade

Ação conecta a capital a 450 municípios, consolidando Minas Gerais como um dos maiores destinos de fim de ano do país

Nesta sexta-feira (29), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio e parceria da Cemig, inaugura a iluminação da Praça da Liberdade e entorno, a partir das 19h, no Palácio da Liberdade. A iniciativa faz parte do Natal da Mineiridade e estabelece um momento de união da capital a 450 municípios mineiros que vão integrar o Natal da Mineiridade, posicionando Minas Gerais como o mais completo destino de Natal do país com cerca de 800 eventos.

A iluminação funcionará do dia 29/11 a 06/01/25, período de duração do Natal da Mineiridade, que se encerrará com o tradicional encontro de Folias de Reis na Praça da Liberdade. Além da iluminação especial que celebra a mineiridade e o espírito natalino, o evento marca a inauguração do Palácio do Natal para as crianças e da Vila da Mineiridade com expositores de pratos mineiros e artesanato.  

O Papai Noel receberá os visitantes a partir do sábado (30), quando o Palácio do Natal será aberto ao público. No local, haverá uma mostra com mais de 5 mil figuras de Papai Noel da colecionadora Maria Elvira.

O acendimento das luzes contará com a apresentação do Coral Black to Black com vozes de 200 crianças. Um cortejo com o Circo Meia Noite e a chegada do Papai Noel, em carro aberto, na Alameda Travessia completam a programação do dia.

O Natal da Mineiridade também é realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

Interior

Simultaneamente, a partir desta sexta-feira, outras cidades mineiras, como Paracatu, Divinópolis, Três Marias, Lavras e Guaxupé inauguram suas iluminações de Natal, oferecendo uma programação diversa que continuará ao longo de todo o mês de dezembro e início de janeiro de 2025. Projeções mapeadas, espetáculos de dança, apresentações musicais e presépios vão movimentar os municípios que se preparam para celebrar este momento com a população local e visitantes.

Em 2023, o Natal da Mineiridade foi responsável por gerar uma circulação de cerca de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano é esperado um aumento do fluxo turístico em 20%, com uma média de ocupação hoteleira em 80%.

Iluminação e decoração da Praça da Liberdade

A iluminação cênica da Praça da Liberdade é assinada pela Nossa Senhora das Produções em parceria com a Festa da Luz. Entre os destaques da decoração estão o Pórtico Alameda Travessia, inspirado nas igrejas barrocas mineiras, e o Túnel de Luz, com animações criadas pelo MIR Estúdio, que guiam o público até o Palácio do Natal, onde uma grandiosa árvore de Natal e um presépio artesanal, da artista Anísia Lima, homenageiam o Vale do Jequitinhonha. A disposição dos elementos é inspirada na grandiosidade da Praça de São Pedro, no Vaticano. O presépio traz figuras com traços e vestimentas típicas de Minas Gerais, celebrando a identidade local junto com a universalidade do espírito natalino.

Os jardins, a fonte e os canteiros da Praça da Liberdade receberão decoração que refletirá a diversidade cultural e as tradições natalinas de diferentes cidades, criando uma mostra vibrante e rica em detalhes que homenageiam a pluralidade do estado. Haverá também luminárias de Marilda Castanha e um Papai Noel inflável de oito metros. Criado pelo artista JJBZ, a escultura inflável segura um grande pedaço de queijo, o que faz uma homenagem à mineiridade e celebra a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Serviço:

Visitação Natal da Mineiridade - Praça da Liberdade

Palácio do Natal: de 30 de novembro a 23 de dezembro

Segunda a sexta, de 16h às 22h

Sábados e domingos, de 14h às 22h

 

Papai Noel: de 30 de novembro a 23 de dezembro

Segunda a sexta, de 19h às 22h

Sábados e domingos, de 14h às 22h

Praça da Liberdade:

Aberta até 6 de janeiro de 2025, com atividades gratuitas e acessíveis.

Acendimento das luzes às 19h e desligamento à meia noite

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui