Contação de histórias e encontro com professores trazem diálogos com a arte urbana

Atividades gratuitas, realizadas pelo CCBB Educativo, são destinadas a crianças e adultos, e ocorrem durante o mês de março

 

Foto 1 CCBB Educativo Crédito Danilo Filho

Que tal viver novas experiências por meio da literatura, do teatro, da educação e da arte urbana? Esse é um convite que o CCBB Educativo faz ao público em sua nova temporada de contação de histórias e nos encontros com professores. Nas atividades “Hora do Conto” e “Livro Vivo”, o programa de arte-educação envolve crianças e adultos no universo lúdico da exposição “OSGEMEOS: Nossos Segredos”, em cartaz no Centro Cultural.

A mostra, com obras dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, também é inspiração para a nova programação do “Encontro com Professores”, iniciativa que tem o objetivo de estreitar os laços entre o CCBB e as escolas. Neste mês, a arte de rua ganha destaque nos encontros que serão realizados aos sábados, nos dias 18 e 25 de março, sempre de 10h30 às 12h30. Confira, abaixo, a programação completa.

 

Foto 3 CCBB Educativo Crédito Danilo Filho

“Oniraí: a cidade dos sonhos” dá título ao espetáculo de contação de histórias “Hora do Conto”. Entre o real e o imaginário, o cotidiano e o extracotidiano, o trabalho e a festa, a vida e a arte, está Oniraí, a cidade dos sonhos. Nesta cidade, todos os objetos ganham vida e se transformam nos mais incríveis personagens das histórias. Mas quem são os moradores de Oniraí? O que acontece quando a cidade dorme? Quais animais a habitam? Dizem que nessa cidade, onde mora o menino de cabeça de papelão, há um rio invisível e prédios que andam… Este é o convite para conhecer um lugar que vai ganhar vida a partir da imaginação do público. Horários: Sábados, Domingos e Feriados – 14h e 16h

Já na ação “Livro Vivo”, o CCBB Educativo realiza a leitura em voz alta de obras afinadas com a trajetória d’OSGEMEOS. A ideia é mostrar que ler junto é incentivar os primeiros passos na formação de leitores. Voltada para crianças e suas famílias, as obras abordam temas como arte urbana, estética, pintura, liberdade, patrimônio, história, cidades, entre outros. Vários títulos estarão disponíveis para que, junto ao Educativo, as crianças possam escolher a história que irão ouvir e contar, tais como: “Minha dança tem história”, de Bell Hooks e Chris Raschka; “Roupa de Camaleão”, de André Vargas e Luiz Silva; e “Da minha janela”, de Otávio Júnior e Vanina Starkof.  

Horários: Sábados, Domingos e Feriados – 13h e 17h

Encontro com Professores estreita laços entre escolas e CCBB

Todos os meses, o CCBB Educativo se reúne com professores de escolas públicas e privadas para um encontro que explora as possibilidades pedagógicas das exposições em cartaz. O bate-papo é realizado sempre aos sábados, das 10h30 às 12h30, e tem capacidade para 50 participantes. Em março, serão realizados encontros que abordam a arte de rua e a relação dos bebês com a literatura.

Neste sábado (18 de março), o CCBB Educativo convida Diorela Kelles, criadora do projeto Vista da Cidade, para refletir sobre pertencimento, direito e transformação das cidades. Partindo da ideia de que “Toda cidade é maravilhosa”, ela contará um pouco sobre seus projetos com teatro, educação e comunicação. Entre plantações de árvores, cafés temáticos e peças encenadas em parques, Diorela convoca todos os moradores para viverem Belo Horizonte e criarem mais do que apenas um “vai e vem” de pessoas.

Já no dia 25/03, acontece um bate-papo sobre “Os bebês e a arte literária como potencial de transformação”, que traz como convidado o programa Bebeteca, da UFMG. Neste encontro, serão abordadas as dimensões da literatura oral e sua importância na constituição do psiquismo infantil. As educadoras irão refletir acerca do vínculo “bebê/pessoa que cuida” como parte estrutural da cultura e das culturas infantis. Além disso, discutirão sobre a compreensão do bebê como uma pessoa e sobre sua aprendizagem da leitura, do mundo, da vida e de si.

 

Confira a programação completa do CCBB Educativo

Visitas mediadas. Que tal visitar as exposições do CCBB acompanhado de um educador? Visitantes de todas as idades participam de uma visita mediada em grupo, sem necessidade de agendamento. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.

Horários: Segundas, Quintas e Sextas - 12h, 15h e 18h; Quartas - 12h e 18h; Sábados e Domingos - 12h, 15h e 18h.

 

Visita em Libras. Conheça as exposições do CCBB em Língua Brasileira de Sinais – Libras. Um intérprete ouvinte realiza visitas medidas em Libras nas exposições em cartaz. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.

Horários: Domingos e Segundas - 19h.

 

Visitas agendadas para grupos. Agende sua visita educativa conosco! Escolas públicas e privadas, ONGs e outras instituições dedicadas à educação e à integração social podem agendar visitas educativas às exposições. Com duração de 1h, as visitas educativas agendadas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.

Horários: Segundas, Quintas e Sextas - 9h30, 10h30, 14h, 15h, 19h e 20h; Quartas - 9h30, 10h30, 19h.

 

Pequeníssimas Mãos - Múltiplas Sensações. Inspirado nos trabalhos artísticos de Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Tunga e Lygia Clark que têm o corpo do espectador como agente de ativação da obra, o CCBB Educativo propõe uma experiência estética para bebês de 0 a 3 anos. Na primeira fase do projeto, intitulada de “De volta para o ninho”, os bebês e seus pais serão convidados a explorarem “ninhos sensoriais" criados a partir de pequenos cubos feitos com bambolês que ativam a sensorialidade por meio de texturas, aromas, linhas, fitas e sons. Uma proposta de imersão que ativará a percepção estética dos bebês colocando seus corpos em contato com o espaço e com objetos mediadores.

Horário: Sábados, Domingos e Feriados - 11h e 11h30. Lotação: 10 crianças por sessão, acompanhadas por até 02 responsáveis.

 

Visita Teatralizada. Personagens que fizeram parte da memória de BH ou do prédio do CCBB viajam no tempo e chegam em 2023 para contar um pouco da história da cidade, da Praça da Liberdade e da arquitetura do edifício. Numa inusitada imersão cênica, o visitante é convidado a acompanhar essa história percorrendo os espaços do prédio. A visita tem duração de até 1h e é destinada para o público espontâneo.

Horário: Domingos e segundas - 18h.

 

Ateliê Aberto – Vista a sua cidade. A partir da questão: “Como podemos intervir no espaço urbano ao nos locomovermos por ele?”, o CCBB Educativo convida o participante a intervir em uma camiseta com formas, cores e palavras, respeitando o trabalho feito por outro visitante anteriormente. Nossas roupas comunicam um pouco de nós e dos nossos gostos e, ao caminharmos pelas ruas da cidade, o que vestimos propõe uma intervenção social e estética. Se você pudesse escolher uma mensagem para expressar em uma camiseta, qual seria? “Vista a sua cidade” é uma ação coletiva e quando a camiseta estiver completamente preenchida, ela será exposta em varais, formando uma instalação dentro do Espaço Educativo.

Horários: Segundas, Quintas e Sextas – 11h às 13h e 16h às 19h; Sábados, Domingos e Feriados – das 12h às 14h40 e das 16h às 18h.

 

Pequenas Mãos – Par-estam-par. Você já pensou em criar uma estampa que te representasse em meio a tantas existentes? E se ela fosse feita em parceria com outra pessoa e pudesse simbolizar vocês simultaneamente? “Par-estam-par” é o nome da nova atividade do Pequenas Mãos, voltada para crianças de 3 a 6 anos e familiares/cuidadores.  A ideia é que os participantes construam uma grande estampa a partir de objetos e texturas diversos, em uma espécie de tecido vestível. Em seguida, as criações das duplas podem se conectar umas às outras, formando uma grande estampa coletiva. Brincando com o universo onírico e lúdico das obras d’OSGEMEOS, nas quais o arranjo das cores e dos elementos fantásticos e essencial, propomos que os visitantes mergulhem na experiência criativa de composição gráfica.

Horários: Sábados, Domingos e Feriados – 15h.

 

Circuito Liberdade 

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. 

 

Serviço CCBB Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Funcionamento – aberto todos os dias, das 10h às 22h, exceto às terças-feiras

Telefone: (31) 3431-9400

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Redes sociais: facebook.com/ccbb.bh | twitter.com/CCBB_bh |instagram.com/ccbbbh

Assessoria de Imprensa CCBB BH

Denise Dalânides - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (31) 3431-9450/9400

Assessoria de Imprensa CCBB Educativo

M!RA Comunicação

Aline Ferreira – (31) 98778-1774

Pollyanna Alcântara – (31) 99752-4058

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui