Circuito Liberdade dá início ao Natal da Mineiridade

Screenshot 2022 12 02 at 11 39 49 Manual de Aplicacao da Marca Natal da Mineiridade.pdf

A mineiridade é a grande inspiração para o Natal de 2022. O Circuito Liberdade preparou uma programação recheada de atrações para promover o Natal da Mineiridades. No dia 2 de dezembro, a partir das 19h, o Palácio da Liberdade dá início às celebrações com a abertura do evento que coloca a cultura e arte mineira no centro das atenções.

Em Belo Horizonte, os visitantes poderão se encantar com as Luzes de Natal na Praça da Liberdade e nos equipamentos que integram o Circuito Liberdade. Ccom patrocínio máster da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), o Natal da Mineiridade vai conectar as diferentes manifestações culturais do estado por meio da arte digital e de tecnologias imersivas. A proposta é estimular o sentimento de pertencimento, unindo a linguagem contemporânea às tradições.

Na Praça da Liberdade, cartão postal de BH e início da Via Liberdade, maior rota turística do Brasil, um mapa vai mostrar as tradições natalinas nas diferentes regiões do estado. O local será dividido por quadrantes e, em cada um deles, uma região será representada. O público poderá conhecer mais do espírito natalino em locais como Vale do Jequitinhonha, Sul de Minas e Zona da Mata, entre outros.

Guirlandas, estrelas, anjos e outros adornos estarão distribuídos em toda a extensão da Praça da Liberdade. Seguindo os padrões culturais de artesanato do estado vão revelar ainda mais sobre os fazeres artísticos de Minas Gerais. Todas as artes do Natal da Mineiridade em Belo Horizonte serão desenvolvidas com iluminação cênica e luzes de LED, integrando os projetos de luz ao contorno do Circuito Liberdade.

No Palácio da Liberdade também haverá celebrações especiais durante o período natalino. Integrará a decoração já tradicional do espaço ala com presépios produzidos por artesãos do Vale do Jequitinhonha. Já o Centro de Arte Popular (CAP) receberá uma mostra, também voltada às tradições de presépios, em que o público poderá conferir os diferentes modelos já contemplados no concurso realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).

A proposta deste ano é que as múltiplas linguagens artísticas, como a música, o teatro, a literatura, as performances interativas e as artes visuais, a cultura popular tradicional em si, se reúnam na Praça da Liberdade proporcionando grandes encontros em torno dos festejos natalinos. Com a iniciativa, o espaço se torna vitrine para as tradições mineiras, conectando público, turistas, capital e demais cidades do interior em torno do grande patrimônio de Minas Gerais: a Na Casa Fiat de Cultura, o Presépio Colaborativo é uma das atrações do Natal da Mineiridade. Nesta 8ª edição, a instalação faz uma homenagem ao legado de Alberto da Veiga Guignard, importante pintor que ficou conhecido por retratar as paisagens de Minas Gerais. Com o tema “Flores para Guignard”, o presépio, criado com a participação do público e curadoria do artista plástico Leo Piló. A programação é gratuita e o presépio ficará aberto à visitação até 8/1/2023.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui