Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte é tema de exposição no Museu Mineiro

O Museu Mineiro inaugura no próximo dia 17 de dezembro de 2021 a exposição temporária intitulada “Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte: narrativas e trajetórias”. Organizada pelo Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, em parceria com a equipe do Museu Mineiro, a exposição irá possibilitar uma “viagem no tempo”, dando aos visitantes a oportunidade de contemplar a história centenária da Arquidiocese de Belo Horizonte, de 1921 até o presente.

Serão três abordagens para apresentar a história da Igreja Particular de Belo Horizonte. A primeira será composta por painéis com fotos e textos que detalham o itinerário da Arquidiocese de Belo Horizonte desde a sua criação, no dia 11 de fevereiro de 1921, com registros das primeiras “comunidades de fé” da Nova Capital Mineira.

A história também será contada por meio das indumentárias que vestiram os quatro arcebispos metropolitanos nestes cem anos: dom Antônio dos Santos Cabral, que exerceu o governo pastoral da Arquidiocese de 1922 a 1967; dom João Resende Costa, de 1967 a 1986; dom Serafim Fernandes de Araújo, de 1986 a 2004; e dom Walmor Oliveira de Azevedo, atual arcebispo metropolitano desde 2004.

A terceira perspectiva narrativa será o mapa da Arquidiocese de Belo Horizonte, que mostra a área de abrangência da Igreja Particular com sede na Capital Mineira, integrando um território de aproximadamente 1500 “comunidades de fé” em 28 municípios.

A exposição “Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte: narrativas e trajetórias” será inaugurada às 16h do dia 17 de dezembro de 2021 e poderá ser visitada até o dia 13 de fevereiro de 2022, de terça a sexta-feira, de 12h às 19h, e sábado, domingo e feriados, de 11h às 17h. A entrada é gratuita

MUSEU MINEIRO

Localizado na Avenida João Pinheiro, corredor de acesso à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Museu Mineiro está instalado em um edifício eclético construído em fins do século XIX pela Comissão Construtora da Nova Capital. Tendo sido construída para servir de residência para o Secretário da Agricultura, a edificação serviu de sede para o Senado Mineiro, foi a Pagadoria Geral do Estado até se tornar a sede do Museu Mineiro.

Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc.

Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular.

O Museu Mineiro é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.