Centro de Arte Popular inaugura exposição virtual "Para Além do São Francisco - Cerâmica Mineira do Candeal"

Pratos, potes, panelas, tigelas, telhas, ladrilhos, tijolos – uma infinidade de itens de cerâmica são confeccionados na localidade rural de Olaria no pequeno distrito de Candeal, município de Cônego Marinho, no norte de Minas Gerais. O processo de produção desta cerâmica, assim como o contexto social de seus produtores, homens e mulheres, são o tema da exposição virtual “Para além do São Francisco – cerâmica mineira do Candeal”, disponibilizada pelo Centro de Arte Popular desde 28 de outubro de 2021.

Na exposição, merece destaque especial o trabalho de modelagem da louça de barro executado pelas mulheres da comunidade do Candeal. Responsáveis pela transmissão dos saberes, herdados de gerações passadas, são as mulheres que criam e inovam, desenvolvendo modelos de peças que enriquecem a tipologia local e trazem, especialmente na decoração com tauá, pigmento mineral extraído do solo, a marca distintiva do que fazem.

A exposição que já está disponível no site www.ceramicadocandealmg.com é resultado do trabalho de pesquisa do antropólogo Ricardo Gomes Lima, curador da mostra, e compreende registros feitos em campo no período de 1992 aos dias atuais. Ricardo Gomes Lima é Doutor em Antropologia; Professor do Instituto de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Pesquisador de Cultura, Artesanato e Artes Populares.

A mostra está organizada em cinco módulos que compreendem registros históricos e o contexto social dessa produção; as grandes mestras do passado que legaram às gerações atuais o saber-fazer dessa tradição; o trabalho atual de mulheres e homens, responsáveis pela atualização desses saberes e fazeres artesanais e por seu legado às gerações mais novas; o processo técnico da feitura da louça de barro, sua tipologia e padrões decorativos e identitários.

Ao falar sobre a exposição, Ricardo argumenta que “Especialmente nesse momento em que fomos todos apartados pela pandemia, a realidade virtual nos reconecta, criando um outro mundo. Ao realizar esta exposição virtual, o CAP comprova a importância das instituições culturais como espaços resilientes e agentes fundamentais de um ‘novo normal’. As oleiras do Candeal integram o que vem sendo denominado ‘Brasil profundo’. É bom vê-las aqui, poder revisitar o território que habitam e que, por sua arte, constroem. Mesmo que geograficamente distantes”.

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui