Circuito Liberdade tem programação temática de Carnaval

O carnaval de 2021 vai ser muito diferente do que os belo-horizontinos estão acostumados, sem folia, festas e blocos de rua. Por isso, alguns equipamentos do Circuito Liberdade preparam uma programação virtual temática para que você possa curtir dentro de casa com sua família. 

O Museu das Minas e do Metal – MM Geradu, entre os dias 12 e 16 de fevereiro, realizará o Carnaviola, no formato virtual, projeto criado pelo músico Chico Lobo junto ao produtor Tadeu Martins em 2006 e apoiado por outros artistas violeiros. Ao longo de quatro dias, sempre às 15 horas, no Canal do Youtube do MM Gerdau, Chico Lobo estará à frente de apresentações musicais com os violeiros convidados Wilson Dias, Bilora, Renato Caetano, Quincas da Viola, além da cantora Déa Trancoso e das apresentações do contador de causos e poeta Tadeu Martins.

Já o memorial Minas Vale apresenta duas programações temáticas. No dia 12, sexta-feira, às 18h, apresenta o projeto Reflexões sobre o Carnaval em BH, com foco nas  ações educativas e produções culturais do MMGV, com Nancy Mora e Wesley John. A ação será realizada no Instagram do espaço cultural. No dia 14, às 10h, no www.youtube.com/memorialvale, haverá um momento de fala de Guto Borges, aprestando o projeto Rainha Que Já Não Tem Coroa:  Carnaval e Esquecimento em Belo Horizonte (acessível em libras), uma reflexão sobre a festa momesca na capital mineira.

A Casa Fiat de Cultura, que encontra-se fechada para visitas apresenta, no 21 de fevereiro, das 11h às 12h30, em uma transmissão ao vivo, apresenta o projeto Encontros com Patrimônio sobre Chiquinha Gonzaga – Memória de Eternos Carnavais. As inscrições são gratuitas e acontecerão pela Sympla.

Quem curte músicas históricas de carnaval não pode perder o Sarau Especial de Carnaval do Minas Tênis Clube, que vai acontecer virtualmente na sexta-feira, dia 12, a partir das 18h, no canal do youtube do Clube. Participam os artistas OctávioCardozzo, cantando “Máscara Negra, Luiza Lara com “Aquarela brasileira”, Nath Rodrigues com “Baianidade Nagô”, Manu Dias com “Rap da Felicidade” e Isaddora com “Evidências”.

Confira outras programações para oo período do carnaval.

Museu Mineiro, Museu dos Militares e Centro de Arte Popular - Abertos para visitação

Memorial Minas Vale - Reflexões sobre as celebrações de rua e a Casa da Ópera de Ouro Preto, com Henrique Bedetti e Davide Chech, no dia 13 de fevereiro, às 18h, no Instagram do Memorial Minas Vale

CCBB - Aberto para visitação, com exceção de terça-feira. Exposição de Palatnik e atividades regulares do Educativo.

Biblioteca Pública de Minas Gerais

13/02 - Boletim de Notícias do SEBP
14/02 - Dica de livros em Domínio Público
15/02 - Resenha da Semana
16/02 - Cultura em Quadrinhos
*Programação nas redes sociais da Biblioteca

 Arquivo Público de Minas Gerais - Postagens temáticas de carnaval nas redes sociais

Centro Cultural Unimed BH - Aberto para visitas presenciais, exceto segunda-feira. Exposição Minas Tênis Clube Várias histórias

 

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui