Amigos Cantam Marku Ribas

Festival em homenagem ao músico reúne artistas mineiros no CCBB-BH, do Circuito Liberdade, em cinco dias de shows e oficinas

Nascido à beira do rio São Francisco, em Pirapora (MG), ele soube misturar e divulgar, como poucos, as nuances regionais e diversidades sonoras da música brasileira. A partir de sua terra natal, o múltiplo Marku Ribas (1947-2013) fez com que a vivacidade de batuques, poemas e harmonias ocupassem espaços universais, para muito além das margens barranqueiras. Tal vasta inventividade será celebrada de 19 a 23 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Belo Horizonte, durante o Festival Minas canta Marku, no qual apresentam-se amigos e artistas mineiros diretamente influenciados pelo talento de Marku. Os ingressos, para cada dia de show, são R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Além de shows com importantes nomes da música mineira (Júlia Ribas, Pedro Braga, Toninho Horta, Juarez Moreira, Sérgio Pererê, Marcelo Veronez, Iconili, Marina Machado, Pedro Morais, Bauxita, Tatta Spala, Barranqueiros, Eda Costa, Priscilla Magela, Márcio Levy, Geovanne Sassa, +Samba, Black Jack 21, Adriano Campagnani, Titane, Célio Balona e Nestor Lombida Hunt e Bloco Magnólia entre outros artistas), o evento contará com cinco oficinas gratuitas sobre a obra de Marku, que, em diversas partes do mundo, influenciou composições do jazz ao samba, do samba-rock à música barranqueira. As inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo site: www.markuribas.com.br

A cada dia do Festival, o público terá a oportunidade de apreciar uma vertente da caleidoscópica obra do artista. O mapa sonoro da obra markuniana, afinal, misturava – e redefinia – gêneros os mais diversos, como jazz, blues, música barranqueira, samba e rock.

“Queremos sensibilizar o grande público para a riqueza da cultura poética e da musicalidade brasileira, por meio da experimentação e da reflexão sobre a obra deste grande artista mineiro, ao destacar sua importância para a divulgação e a consolidação da cultura nacional”, ressalta Júlia Ribas, filha do músico, além de idealizadora e curadora da iniciativa.

“A obra de Marku Ribas é ampla e de grande importância, por isso merece ser revisitada em vários momentos e espaços. Pensando isso, temos a ideia de dar continuidade com encontros nacionais entre outros tantos artistas amigos e influenciados pela obra de Marku”, completa Lira Ribas, também filha do artista homenageado.

Mineiro de Pirapora (MG), como Marku, o músico Pedro Braga ressalta que Marku Ribas cantava “como quem entoa um canto de aboio, tornando sua música um convite à cultura universal, exalada nas suas expressões artísticas, com o suave sabor da água doce de seu querido Rio São Francisco”. Justamente tal característica fez com que sua arte acabasse por representar a identidade de um povo, de uma nação, do mundo.

Com curadoria e idealização de Júlia Ribas, o Festival conta com coordenação geral de Pedro Braga; direção musical do maestro Nestor Lombida Hunt; direção artística de Lira Ribas e produção executiva de Sirlene Magalhães. A realização é da Coreto Cultural.

Sobre Marku Ribas

Um dos grandes arquitetos da música, e figura de destaque na cultura popular brasileira, Marku Ribas conta com apreciadores ilustres, como Ed Motta, Max de Castro, Simoninha, Lenine e Charles Gavin. Embora seja desconhecido para muitos brasileiros, ele foi um dos mais completos artistas do Brasil. Sua obra influenciou admiradores em diversas partes do mundo.

Da diversidade cultural de Minas à Europa (onde ganhou prêmios) ou ao continente africano – ele foi o único brasileiro a participar das comemorações de independência da Namíbia –, Marku tornou-se referência e inspiração, a ponto de atrair a atenção de bandas como a britânica Rolling Stones, com quem tocou e gravou. Vítima de câncer, Marku Ribas veio a falecer em abril de 2013, deixando um legado artístico a ser contemplado, apresentado e redescoberto.

SHOWS

Dia 19/06 – Barranqueiros convidam Célio Balona e Titane

Dia 20/06 – Pedro Morais, Toninho Horta, Banda Black Jack 21 e Bauxita

Dia 21/06 – Mais Samba, Marina Machado e Cris Cunha

Dia 22/06 – Iconili, Sérgio Pererê e Marcelo Veronez

Dia 23/06 – Júlia Ribas, Nestor Lombida, Felipe Fantoni, Jack Hill e Pedro Braga convidam Tata Spalla, Adriano Campagnani, Juarez Moreira e Bloco Magnólia

OFICINAS

Vagas por oficina: 30 pessoas

Inscrições gratuitas

Dia 19/6 – quarta-feira

Oficina: Cultura Barranqueira

Dança e folclore

Oficineira: Mariangela Diniz Bastos (Dadá Diniz)

Oficina: Cultura Barranqueira

Festival Minas Canta Marku

De 19 a 23 de junho

Oficinas - manhã e tarde – Teatro II – CCBB BH

Inscrições gratuitas pelo site: www.markuribas.com.br

Shows – Teatro I - CCBB BH

Quarta a Sábado, 20h

Domingo, 19h

Classificação: livre

Duração: 1h30

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Clientes Banco do Brasil têm 50% de desconto e pré-venda exclusiva entre os dias 07 e 09 de junho.
Os ingressos para o público começam a ser vendidos em 12 de junho.

Realização: Coreto Cultural

Curadoria e Idealização – Júlia Ribas

Coordenação geral – Pedro Braga

Direção musical – maestro Nestor Lombida Hunt