Prêmio Diogo de Vasconcelos resgata a história de Minas Gerais

 

BDMG Cultural destinará 10 mil reais para o melhor trabalho de pesquisa sobre a história de Minas realizado entre janeiro de 2013 e outubro de 2018

O Prêmio Diogo de Vasconcelos foi criado para reconhecer e premiar trabalhos de pesquisa sobre a história de Minas Gerais. Seu nome é uma homenagem a um dos historiadores mais importantes do estado.

A premiação foi criada em 1977 e foi entregue até 2004, ano em que foi extinta. Grandes pesquisadores venceram o Concurso. “Não é uma invenção este prêmio. Estamos retomando este trabalho de produção de reflexão e conhecimento sobre Minas Gerais”, afirma o professor Caio Boschi, que ganhou o Prêmio no começo dos anos oitenta.

Vale destacar que em suas edições passadas, a premiação foi patrocinada pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e, agora, retorna ao BDMG, no âmbito do BDMG Cultural, em seu relançamento. “Esse é um momento de reencontro do Banco com a sua tradição. Cultura traz desenvolvimento econômico e social. Além do mais, não há povo forte e desenvolvido que não conheça a sua história e não a prestigie. A história é base para entender o presente e projetar o futuro”, afirma o presidente do BDMG Cultural, Rogério Faria Tavares.

Para concorrerem, os textos deverão estar em Língua Portuguesa. Seus autores deverão ser mineiros ou residentes no estado há mais de dois anos. Nesta edição, a comissão julgadora do Prêmio será composta pelos professores doutores Clélio Campolina Diniz, Caio César Boschi e Eliana de Freitas Dutra, todos de carreira consagrada no campo da pesquisa histórica.

O vencedor receberá premiação em dinheiro, no valor de R$10 mil. Os trabalhos deverão ser inéditos em meio impresso. Também poderão concorrer os textos apresentados em programas de pós-graduação, do país ou do exterior, entre janeiro de 2013 e outubro de 2018.

A inscrição é gratuita. Confira o edital e ficha de inscrição no site: www.bdmgcultural.mg.gov.br

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui