Exposição no Museu Mineiro mostra intercâmbio cultural entre Brasil e Moçambique

"Notas de Viagem: Brasil – Moçambique" registra a experiência do projeto desenvolvido pela UFMG e Universidade Eduardo Mondlane

O Museu Mineiro exibe, a partir desta sexta-feira (30/11), a exposição "Notas de Viagens: Brasil – Moçambique", que poderá ser vista a Galeria de Exposições Temporárias I até dia 7 de fevereiro de 2019. A mostra reúne os registros da experiência do “Patrimônio Cultural e Sustentabilidade”, um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Aentrada é gratuita.
A exposição revela o patrimônio cultural do Brasil e de Moçambique, evidenciando arquitetura, monumentos, festas, brincadeiras, retratos de mulheres e crianças, as tradições, dentre outras experiências que aproximam culturalmente os dois países.
A curadoria é assinada por Rita Lages Rodrigues, Carolina Ruoso, Adolfo Cifuentes, com a participação dos fotógrafos Alexandre Costa, Ènio Tembe, Ieda Lagos, Flávio Lemos Carsalade, Heloísa Nascimento, Valdo de Jesus Nunes e Yacy Ara Froner. também, participaram como assistentes da curadoria, os alunos do Curso de Museologia da UFMG Daniela Barbosa, Lorena Costa, Igor Costa e Maria Bernardete Assis,

O projeto


O projeto "Patrimônio e Sustentabilidade: uma ação integrada entre Brasil e Moçambique" foi coordenado pela professora de Teoria e História da Arte da Escola de Belas Artes Yacy-Ara Froner, que também coordenada o Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG. O projeto aconteceu entre os anos de 2014 e 2018, por meio do intercâmbio entre estudantes e professores brasileiros e moçambicanos das duas universidades envolvidas. O intercâmbio consistiu em ações de formação profissional em patrimônio cultural, em especial no campo da teoria-crítica e da preservação do patrimônio cultural. O projeto teve também enfoque nas trocas de experiências sobre as histórias de políticas de patrimônio cultural entre os países envolvidos.

O Museu Mineiro

O Museu Mineiro é um dos sete museus geridos pela Superintendência de Museus e Artes Visuais (Sumav) da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Integrante do Circuito Liberdade, o prédio está localizado no corredor de acesso à Praça da Liberdade, em um casarão do final do século XIX, parte do conjunto arquitetônico original de Belo Horizonte, tendo sido, anteriormente, sede do Senado Mineiro e Pagadoria Geral do Estado. Com acervo de mais de 3.500 peças, das mais variadas tipologias, datadas dos séculos XVIII ao XXI, tem como objetivo preservar, pesquisar e difundir registros da história e da cultura mineira.
Com desatque para arte sacra, sua coleção é composta por peças do barroco mineiro datadas dos séculos XVIII e XIX. A pinacoteca é formada por obras do Mestre Ataíde e de importantes artistas mineiros, como Celso Renato, Inimá de Paula, Amílcar de Castro, Márcio Sampaio, Carlos Bracher, Aníbal Mattos, Belmiro Almeida, além de destacados artistas brasileiros, como Volpi e Di Cavalcanti. Também compõem o acervo da instituição utensílios domésticos e de uso pessoal, instrumentos de trabalho, objetos pecuniários e cerimoniais, insígnias, esculturas, com destaque para a coleção Jeanne Milde, dentre outros.
O Museu Mineiro coloca à disposição do público exposições de longa duração e temporárias, tanto de artistas consagrados quanto de iniciantes, além de ampla programação relacionada aos patrimônios material e imaterial do Estado.

Serviço:
Exposição Notas de Viagens: Brasil – Moçambique
Local: Museu Mineiro – Galeria de Exposições Temporárias I -  Avenida João Pinheiro, 342, Funcionários, Belo Horizonte/MG
Período exposição: 30/11/2018 a 07/02/2019
Horário de Funcionamento: terrças, quartas e sextas-feiras – das 10 às 19h., ás quintas-feiras das 12 às 21h, sábados e domingos das 12 às 19h
Entrada gratuita
Informações e agendamentos: (31) 3269-1103

 

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui