Grandes nomes da viola de Minas Gerais se reúnem para um grande show, na Praça da Liberdade, nesta quinta-feira, dia 14 de junho, a partir das 19 horas

A apresentação, que traz nomes como Pereira da Viola, celebra o extenso estudo sobre o instrumento que foi feito pelo Iepha-MG


Os saberes, linguagens e expressões musicais da viola em Minas Gerais estão prestes a serem reconhecidas como patrimônio cultural. Para celebrar o grande estudo sobre as violas que foi feito pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), a Praça da Liberdade vai receber um grande show ao ar livre, com grandes violeiros e violeiras mineiros, na quinta-feira, dia 14 de junho, a partir das 19 horas. Juntos, no palco, estarão artistas como Chico Lobo, Pereira da Viola (foto ao lado), Wilson Dias, Letícia Leal, Orquestra Oficina de Estudo Viola de Betim, dentre outros convidados. A entrada é gratuita.

Na tarde deste mesmo dia, o Dossiê de Registro dos “Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da Viola em Minas Gerais” para reconhecimento como bem imaterial do Estado será apresentado ao Conselho Estadual de Patrimônio Cultural de Minas Gerais – Conep, às 16h, em reunião especial no Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Liberdade.

“O reconhecimento da viola como patrimônio cultural possibilita ao Iepha o conhecimento e a promoção desta prática cultural que articula tradições de encontro, de festa, de devoção em todo o Estado. A viola e os violeiros tocam o coração e alma de Minas Gerais”, diz a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo.

Entre março de 2017 e janeiro de 2018, o Instituto realizou um mapeamento da viola em Minas, como parte da instrução do processo de Registro dos Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da Viola em Minas Gerais. Por meio de um formulário disponível em uma plataforma online, foram recebidas informações de mais de 1300 cadastros.

O cadastro foi elaborado pela equipe da Diretoria de Proteção e Memória do Instituto com o auxílio de violeiros e construtores de viola, a partir de suas percepções e vivências. O mapeamento foi lançado em março do ano passado no site do Iepha-MG, e permanece disponível no endereço eletrônico www.iepha.mg.gov.br . 

O Registro dos “Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da Viola em Minas Gerais”, ao ser aprovado pelo Conep, passa a integrar o conjunto dos bens culturais reconhecidos como patrimônio de natureza imaterial do Estado: O Modo de Fazer o Queijo Artesanal da Região do Serro (2002), Comunidade dos Arturos, de Contagem (2013), Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte (2014) e as Folias de Minas (2017).

Violas na Fachada Digital

A viola é também tema de exposição fotográfica que está em cartaz na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, no Circuito Liberdade, até 8 de julho. A mostra "Violas de Minas: patrimônio imaterial de Minas Gerais" é fruto do acervo do Iepha – MG, que fez um amplo registro audiovisual das formas de construção do instrumento e suas expressões culturais.

Serviço:

Dia 14 de junho, quinta-feira, 16h
Reunião especial Conselho Estadual de Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Local: Memorial Minas Gerais Vale. Praça da Liberdade


Dia 14 de junho, quinta-feira, 19h
Show “Violas de Minas”
Local: Memorial Minas Gerais Vale. Praça da Liberdade

Exposição: Violas de Minas: patrimônio imaterial de Minas Gerais na Fachada Digital
De 11 de junho a 08 de julho, das 18h às 22h
Local : Espaço do Conhecimento UFMG. Praça da Liberdade

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui