Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro democratiza acervo

O APM tem base informatizada que disponibiliza milhares de documentos para consultas

Você conhece o Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro - SIAAPM? É uma base informatizada, com informações básicas sobre o acervo e parte dos documentos do APM que já estão em meio eletrônico. O objetivo é democratizar a consulta aos acervos documentais de Minas Gerais e facilitar a pesquisa, seja na sede da instituição ou através da Internet.

No SIA, estão disponíveis, para consulta, instrumentos de pesquisa, milhares de documentos manuscritos, iconográficos, cartográficos, filmográficos; a coleção da centenária "Revista do Arquivo Público Mineiro" e milhares de fichas catalográficas dentro da Plataforma Hélio Gravatá, dentre outros. Nem todo o acervo do APM já está disponibilizado integralmente, no entanto, a meta é inserir anualmente novos fundos e coleções, acervos documentais e bibliográficos no sistema.

A digitalização de acervos e os sistemas de gerenciamento de documentos arquivísticos têm provocado significativa transformação no universo da Arquivística. No Brasil, a década de 1990 ficou marcada pela forte mobilização de instituições arquivísticas com o objetivo de realizar projetos voltados para a digitalização de acervos. 

As políticas públicas de democratização da informação reafirmaram o compromisso do Arquivo Público Mineiro de disponibilizar de forma ampla o seu acervo documental à população, mesmo que acesso esteja garantido de forma presencial. Com o SIA, a consulta é efetiva para quem está geograficamente distante, em Minas Gerais, Brasil e também no exterior.

Digitalização feita gradualmente

O APM vem desenvolvendo projetos de digitalização desde 1999, quando incluiu em seu plano diretor um programa voltado para informatização dos processos de descrição arquivística e acesso. Na fase inicial, optou-se por priorizar as coleções mais sensíveis a fatores de degradação, documentos mais acessados e os acervos de guarda compartilhada ou dispersos em várias instituições, como no caso das Câmaras Municipais.

Em outubro de 2007 foi inaugurado oficialmente o Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro – SIAAPM, fortalecido por um cenário de profundas modificações tecnológicas, com grande destaque para a política nacional de ampliação do acesso ao computador para a população e a consolidação da internet como plataforma global de publicação de informação. O SIAAPM é um sistema de informação multimídia em estrutura modular, idealizado dentro das normas que regem a descrição arquivística, reunindo os instrumentos de pesquisa e, de forma gradativa, os conjuntos documentais sob guarda do APM.

Para navegar no sistema, a tela principal tem recurso de banners que se alternam, dando destaque para os acervos que entraram no sistema recentemente. Além disso, os módulos acervo fotográfico, hoje iconográfico e o imagem em movimento permitem aos pesquisadores visualizarem as fotos em miniaturas, assim como ter acesso à imagem e às informações da ficha de identificação sem a necessidade de usar a barra de rolagem. Essas melhorias tornam a navegação mais confortável e intuitiva e agilizaram a pesquisa.
http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/

 

0
0
0
s2smodern
powered by social2s