Mostra reúne pela primeira vez em Minas cerca de 400 espécies minerais brasileiras

Já viu de perto um diamante? E uma esverdeada malaquita? Uma nova exposição de minerais raros e recém descobertos, nunca antes vistos em um museu brasileiro, estará no Circuito Liberdade

 Contar a história das riquezas de Minas Gerais e de seus recursos naturais é a missão do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade. Celebrando as ciências da Terra e a identidade de um povo, será aberta ao público no dia 24 de março a exposição da coleção Minerais do Brasil. É considerada a melhor coleção e também a mais representativa quando se trata de minerais brasileiros. Nenhum outro museu do país ou coleção particular tem tal quantidade e beleza.

 No Brasil ocorrem, aproximadamente, 970 espécies minerais válidas. A nova Sala Professor Doutor Álvaro Lúcio abrigará 400 dessas espécies, incluindo suas variedades. Ou seja, será uma grande mostra de tudo o que já foi encontrado no país. Dentre estas amostras, estarão presentes 35 espécies-tipo válidas, das 70 existentes no Brasil. Além disso, raridades como a melhor amostra de cobre nativo do Brasil; Crichtonita, o maior cristal de sua espécie do mundo; e Sellaita, um haleto mundialmente raro de excelente qualidade.

 Até então, o prédio rosa da Praça da Liberdade contava com o acervo do antigo Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães, que funcionou no Edifício Rainha da Sucata. “Além de acrescentar novas espécies minerais ao MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, a coleção cumpre a função de apresentar à sociedade a riqueza do solo brasileiro, sua estética e significado”, afirma a geóloga Andrea Ferreira, curadora de geociências do museu e da exposição.

 Muitos especialistas de renome nacional e internacional estão envolvidos. A coleção foi criada por iniciativa dos empresários Antônio Delfino Santos e Sebastião Santos, com o objetivo de implantar o Museu de Mineralogia (MUMI), na cidade de Sete Lagoas, região de muitas descobertas e rota do explorador Peter Lund (1801-1880) -  um dos naturalistas dinamarqueses mais notáveis do século XIX, e que é considerado o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil.

 A iniciativa começou com a compra da coleção do falecido colecionador Manfredo Kayser, ex diretor-superintendente da Magnesita, que formou sua coleção ao longo de toda vida, e mais recentemente, com a aquisição da coleção de outro importante colecionador, Luiz Menezes. O MUMI não foi implantado e em parceria com o MM Gerdau, a coleção ganhou uma sala especial no segundo andar do museu. Em homenagem ao engenheiro metalúrgico, estudioso e colecionador de minerais, a sala foi batizada de Professor Doutor Álvaro Lúcio, uma renomada autoridade internacional no assunto. 

 Márcia Guimarães, gestora do museu, considera a chegada da nova coleção como um grande presente para o Museu e para os apaixonados pela Mineralogia. Para ela, nome da exposição “Minerais do Brasil” foi muito bem escolhido pelos curadores. “Nosso país tem registrado cerca de 70 minerais tipo do Brasil, ou seja, minerais cuja primeira amostra reconhecida oficialmente pelo mundo é brasileira. Na nova exposição, iremos expor a metade. É algo realmente inédito!”, afirma. 

 A sala Prof. Doutor Álvaro Lúcio, onde está a coleção Minerais do Brasil, pode ser visitada de terça a domingo, das 12h às 18h, sendo na quinta-feira, das 12h às 22h. A entrada é gratuita.

Fizemos uma visita ao MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal para conferir a exposição. Assista!

SERVIÇO:

Exposição Minerais do Brasil

Inauguração da sala Prof. Doutor Álvaro Lúcio

Quando: a partir de 24 de março

Funcionamento: terça a domingo, das 12h às 18h, e quinta, das 12h às 22h

Entrada gratuita

Visitas de grupos podem ser agendadas

Outras informações: (31) 3516-7200

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui