Centro de Arte Popular – Cemig realiza a exposição "Crônicas de Noemisa – 50 anos de cerâmica"

Peças ficam disponíveis para visitação do público até 24 de setembro

O Centro de Arte Popular – Cemig inaugura, no dia 3 de agosto, a mostra Crônicas de Noemisa – 50 anos de cerâmica, uma homenagem a esta artista singular do Vale do Jequitinhonha, que dedicou toda sua vida ao ofício da cerâmica, nunca arredando o pé do seu cantinho em Ribeirão da Capivara, Caraí, Minas Gerais. A exposição segue em cartaz até o dia 24 de setembro, na Sala de Exposições Temporárias do CAP, espaço integrante do Circuito Liberdade. A entrada é gratuita.

A mostra tem a curadoria de Tadeu Bandeira e apresenta uma seleção de cem obras executadas nos últimos quarenta anos, pertencentes a instituições públicas e a coleções particulares. Noemisa retrata em seus trabalhos temas do cotidiano, os costumes da vida rural, tais como cenas de casamento e festas populares.

Ao falar da artista, o curador ressalta que “sua arte tem poesia, delicadeza, pureza, feminilidade e ao mesmo tempo magia, já que vez ou outras fábulas são narradas. A exposição testemunha os 50 anos ininterruptos de vida dedicada exclusivamente ao ofício da cerâmica, sendo uma homenagem do Governo de Minas Gerais à singela figura de Noemisa, uma das mais exímias e originais ceramistas brasileiras”.

A artista já participou de importantes mostras como Brésil, Arts Populaires, no Grand Palais, em Paris, e a Mostra do Redescobrimento, promovida pela Fundação Bienal de São Paulo no ano 2000, além de estar representada no acervo das mais importantes instituições culturais brasileiras voltadas para a arte popular: Museu Afro - Brasil (SP), Memorial de América Latina (SP) no Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, Pavilhão das Culturas Brasileiras (SP), Museu de Folclore Edison Carneiro (RJ), Museu Casa do Pontal (RJ) e Centro de Arte Popular - Cemig (MG).

Para Angelo Oswaldo, Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Noemisa é um dos nomes emblemáticos da cerâmica brasileira. “A originalidade de sua arte irradia a luz de que se impregnam as coisas do Jequitinhonha, esse território mágico que é das Minas e dos Gerais, remetido ao universo do mito, com seu maravilhoso habitado por personagens nascidas do barro adâmico do vale”.

Serviço

Exposição: CRÔNICAS DE NOEMISA – 50 ANOS DE CERÂMICA
Abertura para convidados: 03 de agosto, às 19 horas
Período de visitação: 04 de agosto a 24 de setembro de 2017
Local: Centro de Arte Popular – Cemig

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui