Festival Ridimunho apresenta cultura do sertão norte de Minas Gerais no CCBB BH

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte e BDMG Cultural apresentam "Ridimunho: o sertão den 'da capital", festival com música, sessões de cinema e manifestações da cultura popular do norte mineiro entre os dias 1º e 13 de fevereiro

De 1º a 13 de fevereiro, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe o projeto "Ridimunho: o sertão den 'da capital", que traz programação diversa com oito sessões de cinema, quatro shows com artistas do sertão norte mineiro - A Outra Banda da Lua, Priscila Magella, Pedro Surubim e Caio Bastos - apresentações de manifestações da cultura popular do território das Gerais, além de atividades gratuitas. Os ingressos estão disponíveis no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB BH.

 

O sertão norte mineiro é um território criativo em que as relações sociais são expressas nas linguagens artísticas, revelando um lugar narrado, cantado e em sinergia com as relações sociais e as vivências que marcam a singularidade deste povo constituído por indígenas, quilombolas, vazanteiros, veredeiros, barranqueiros, pescadores artesanais e outras comunidades tradicionais ribeirinhas. Durante a programação de "Ridimunho: o sertão den 'da capital" ressoarão as ondas sonoras de diferentes ritmos que compõem as trilhas e narrativas do sertão, além de filmes que nos convidam a pensar as identidades culturais. Assista ao teaser.

 

"É este povo que manifesta uma cultura que transcende o corpo físico, que ressoa e ecoa em diversas linguagens, na música, no cinema, na cultura alimentar, nos rituais, celebrações e outras expressões culturais", relata Gleydson Mota, produtor-executivo do festival.

 

Sessões de cinema

A programação de filmes do festival, intitulada “Cine Barranco”, conta com 8 sessões de obras produzidas por realizadoras e realizadores audiovisuais do sertão norte mineiro, contando com obras do coletivo Cine Barranco, de Januária, e de outros coletivos mineiros. A sessão do dia 06/02 (segunda) contará com recursos de acessibilidade. Os ingressos para as sessões de cinema são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria física do CCBB, a partir de duas horas antes de cada sessão.

Atrações musicais

A Outra Banda da Lua se apresenta no dia 04/02 (sábado), às 20h. Fundada em 2015, em Montes Claros, cidade que nos convida a revisitar obras de Guimarães Rosa, Beto Guedes e Darcy Ribeiro, o som da banda alcança uma atmosfera psicodélica e contemporânea, trazendo em sua diretriz influências da Tropicália, Clube da Esquina e rock inglês, revelando a universalidade da música produzida no sertão.

Priscila Magella se apresenta no dia 05/02 (domingo), às 20h.A artista tem uma relação de alma com o Rio São Francisco. Nascida em Pirapora, passou a maior parte da vida na companhia das águas, sendo este o rio que ajudou Priscila a começar a cantar. Sem dinheiro para pagar aulas de canto, usava suas águas para afinar as cordas vocais, mexendo as mãos, percebendo seu barulho. Priscila canta o Rio, sua voz é a sua representação.

Pedro Surubim se apresenta no dia 11/02 (sábado), às 20h. O artista é carranca de boca aberta, sorte da embarcação. Chuvarada, ventania do sertão. Barranqueiro, da cidade de Pirapora, faz um som que reverbera sua identidade, seu “grandesertão: kilombo”. Suas composições BantuBarrankeiras falam de seu lugar e de sua travessia, por meio de batukis, cordas e pedagogingas.

Caio Bastos se apresenta no dia 12/02 (domingo), às 20h. Compositor, cantor, letrista e um dos idealizadores da NIHIL Estúdios, Caio é nascido nos Gerais, vem de Januária, às margens do Rio São Francisco, onde colheu aparente, infinda e singular inspiração para compor uma obra extensa e profunda, que começará a lançar oficialmente em 2023, com o surgimento de ao menos 2 álbuns e singles diversos.

Os ingressos para as apresentações musicais deverão ser retirados no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB BH e custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).Pessoas nascidas no território do norte mineiro - “Geraizeiros” - possuem 50% de desconto nos ingressos, mediante comprovação de documento de naturalidade. 

Manifestação de grupos da Cultural Popular

Nos dois finais de semana ocorrerão apresentações de grupos da Cultura Popular. O Grupo de Dança de São Gonçalo de Bonito de Minas (São Gonçalo), as Lavadeiras de Pedras de Mª da Cruz (Pedras de Maria da Cruz) e o Grupo Folclórico de Santa Cruz (Pirapora) saem em cortejo pelo prédio do CCBB BH, para celebrar a arte e a cultura barranqueira do Rio São Francisco. O acesso para as apresentações é livre e sem necessidade de retirada de ingressos.

Oficinas e prosa

Nos dois finais de semana, o festival irá promover duas oficinas e uma prosa, com entrada gratuita, no Foyer do Teatro I do CCBB BH. Pautadas pela horizontalidade da fala e dos gestos, as ações propõem ao público pensar os saberes alimentares do sertão norte de Minas Gerais. Para as oficinas e prosa, os ingressos deverão ser retirados exclusivamente na bilheteria do CCBB, com uma hora de antecedência de cada sessão.

No dia 04/01, sábado, ocorre a oficina "Sertão-Cerrado no prato", com Daniel Vieira, que vai mostrar o preparo de uma receita de pão de queijo que leva ingredientes produzidos na base comunitária do sertão. Já no domingo, 05/02, ocorre a oficina "O Cerrado em Pé - Diálogos sobre cultura alimentar" com Vicentina Bispo, que nos convida a adentrar ao sertão pela boca, mostrando o processo de fazer barrinhas de cereais que levam o valor nutricional das castanhas dos frutos do Cerrado, os desafios de sua perpetuação e os horizontes contínuos de sua existência.

No dia 10/02, sexta-feira, ocorre a prosa "Os Sons e os Seres", com o Mestre Rabequeiro Sr. Jeny. Folias de Santos Reis, de Bom Jesus, Danças de São Gonçalo, Congados, entre outras, são expressões culturais do sertão norte de Minas Gerais que servem como verdadeiros palcos de instrumentistas locais. A atividade se propõe a dialogar sobre essas e outras manifestações culturais, ambientando a escuta das Minas aos sons dos Gerais.

Programação completa

01/02 | Quarta

19h: Sessão de Cinema "Em raiz no futuro". Duração: 55 min

 

02/02 | Quinta

19h: Sessão de Cinema "Por essas águas morenas". Duração: 57 min

 

03/02 | Sexta

19h: Sessão de Cinema "Causo e consequência". Duração: 53 min

 

04/02 | Sábado

16h: Oficina: "Sertão-Cerrado no prato", com Daniel Vieira, no foyer do Teatro I

20h: Sessão de Música com A Outra Banda da Lua

 

05/02 | Domingo

16h: Oficina: "O Cerrado em pé", com Vicentina Bispo, no foyer do Teatro I.

18h: Apresentação de São Gonçalo de Bonito de Minas/MG

20h: Sessão de Música com Priscila Magella - Voz dos Rios

 

06/02 | Segunda

19h: Sessão de Cinema "O cinema é den'dagente" (Acessibilidade). Duração: 56 min

 

08/02 | Quarta

19h: Sessão de Cinema "Em raiz no futuro". Duração: 55 min

 

09/02 | Quinta

19h: Sessão de Cinema "Meu Cinema Nosso Território", comentada com participação do Coletivo Cine Barranco, Januária/MG. Duração: 60 min

 

10/02 | Sexta

15h: Prosa: "Os Sons e os Seres" com Sr. Jeny, mestre rabequeiro do Quilombo de Palmerinha de Pedras de Mª da Cruz, no foyer do Teatro I.

17h: Apresentação do Grupo de Lavadeiras de Pedras de Mª da Cruz/MG

19h: Sessão de Cinema "Causo e consequência", participação do Sr. Jeny, mestre rabequeiro do Quilombo de Palmerinha de Pedras de Maria da Cruz/MG. Duração: 53 min

 

11/02 | Sábado

18h: Apresentação do Grupo Folclórico da Santa Cruz, de Pirapora/MG

20h: Sessão de Música com Pedro Surubim - Muxitawá

 

12/02 | Domingo

20h: Sessão de Música com Caio Bastos - Parca Miragem

 

13/02 | Segunda

19h: Sessão de Cinema "O cinema é den'dagente". Duração: 56 min

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui