Circuito Liberdade é tema de programa no canal do Youtube da PMMG

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) acaba de lançar, em seu canal no Youtube, mais um episódio do programa Expresso PM, que tem como objetivo mostrar atrativos turísticos de Minas Gerais pelo olhar da instituição. E o tema da vez é o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, juntamente com a rota turístico-cultural que vai da Praça da Estação à Praça da Liberdade, eixo central do complexo de cultura que tem gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

No programa, o apresentador, cabo da Polícia Militar William Maia, faz um dos trajetos sugeridos pela Secult para quem quer conhecer BH, passando pela Praça Rui Barbosa e subindo a Rua da Bahia, conhecendo monumentos históricos da capital mineira e espaços icônicos da cidade. Nessa rota é possível visitar o Museu de Artes e Ofícios, Viaduto Santa Tereza, Parque Municipal, Museu Inimá de Paula, Igreja de Lourdes, entre outros. Na Rua da Bahia também é possível visitar a Academia Mineira de Letras, equipamento integrante do Circuito Liberdade que promove a literatura e a língua portuguesa.

O episódio conta com participação do secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, que ressaltou a importância do Circuito Liberdade para a cultura e o turismo do estado. “Esses espaços nasceram pra ser sede do poder de Minas Gerais. Hoje são espaços dedicados à cultura e à memória. E com a ampliação dos seus limites para a área definida pelo projeto original de 1895 da cidade de Belo Horizonte, delimitada pela Avenida do Contorno, o Circuito se configura como um imenso polo cultural e turístico, de perfil variado e com uma importância muito grande”.

No trajeto feito pelo cabo William Maia também está, em um prédio histórico, a 4ª Companhia da PMMG, que, segundo o capitão da PM Gustavo Martins Ribeiro, proporciona mais segurança para mineiros e visitantes que desejam fazer a rota e conhecer o Circuito Liberdade com segurança. “A Polícia Militar de Minas Gerais mantém policiamento nos pontos turísticos não só de BH, mas de todo Estado, proporcionando um ambiente seguro para moradores e turistas. Além disso, estamos desenvolvendo em conjunto com a Secult a Rede Integrada de Proteção ao Turismo, nos moldes da exitosa Rede de Vizinhos Protegidos”.

Na Praça da Liberdade, os edifícios históricos, que já foram sede de instituições do governo mineiro, hoje abrigam museus e espaços culturais importantes, que, reunidos, formam o Circuito Liberdade. O complexo cultural atua para promover a cultura em transversalidade com o turismo, tendo como foco o acesso à arte e ao patrimônio e a economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda.

Conheça o Circuito Liberdade

O Circuito Liberdade é composto por 22 espaços culturais, dentre museus, além do Arquivo Público Mineiro, da Biblioteca Pública Estadual, centros de cultura e de formação. Dos 22 espaços, 13 são mantidos diretamente pelo Estado de Minas Gerais e nove por parceiros privados ou instituições públicas federais.

Entre os objetivos do complexo está o de fomentar a integração dos equipamentos culturais na consolidação de uma gestão em rede, visando democratizar e ampliar o acesso da população à arte e a cultura, permitindo a formação de novos públicos e a expansão das possibilidades de uso e apropriação do projeto Circuito Liberdade, expandindo o relacionamento com o trade turístico regional, nacional e internacional.

O Programa Expresso PM dividiu a visita ao Circuito Liberdade em duas etapas, sendo o episódio divulgado em 30/7 a primeira parte. Você pode assisti-lo no canal do Youtube da PMMG. A segunda parte será divulgada em breve e mostrará os detalhes do interior dos prédios dos espaços culturais. Para saber sobre a programação completa dos equipamentos do Circuito Liberdade acesse: www.circuitoliberdade.mg.gov.br.

Assista ao episódio aqui.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui