Programação de julho no Circuito Liberdade terá a final do Prêmio BDMG Instrumental

 

Enquanto os espaços integrantes do Circuito Liberdade se organizam para a reabertura, após decreto da Prefeitura de Belo Horizonte autorizando o retorno das atividades presenciais, a programação virtual dos equipamentos continua intensa. O destaque é a final do Prêmio BDMG Instrumental, de 23 a 25 de julho, promovida pelo BDMG Cultural. Os 12 músicos escolhidos vão defender duas composições autorais e um arranjo, em três noites de apresentações restritas, com transmissão ao vivo no canal YouTube.com/BDMGCultural, direto do Teatro Sesiminas.

Para quem curte exposição, a Casa Fiat de Cultura lança no dia 13 de julho a exposição virtual “As Praças [In]visíveis”, que reúne 42 escritores e fotógrafos italianos para um diálogo entre a cultura e a beleza da Itália, revelando esses monumentos arquitetônicos como verdadeiras obras de arte.

O Espaço do Conhecimento UFMG também lança, no dia 30 de julho, uma nova exposição temporária. "Sertão Mundo" está inserida na programação do 53º Festival de Inverno da UFMG e foi concebida para o ambiente virtual, tendo como referência o Sertão, esse lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa. A curadoria é de Claudia Campos Soares, Dânia Lima, Diomira Ma. C. P. Faria e Maurício Gino.

Além dessas programações, haverá lives de astronomia, debates, espetáculos teatrais e muito mais. Com o decreto da PBH, o Centro Cultural Unimed e o CCBB já reabrem em 6 e 7 de julho respectivamente. Outros equipamentos do Circuito Liberdade anunciam ao longo das próximas semanas as datas para retornarem suas atividades. Acompanhe as atualizações nos sites e redes sociais dos espaços.

Espaços da Secult integrantes do Circuito Liberdade reabrem suas portas ao público

A partir de quarta-feira (7/7), o Museu Mineiro, o Centro de Arte Popular e o Museu dos Militares Mineiros, que integram o Circuito Liberdade, reabrem com as programações vigentes. Também na quarta-feira, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais retomará atividades presenciais apenas na galeria de arte Paulo Campos Guimarães, com a exposição gratuita “Jean-Denis Pendanx, Viagens em Quadrinhos”, que pode ser visitada das 8h às 18h, de segunda a sexta, e das 8h às 12h, aos sábados. Já o Arquivo Público Mineiro retomará o atendimento presencial a partir da mesma data (7/7) mediante agendamento prévio, com dois dias de antecedência, pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.. O espaço estará aberto das 9h às 12h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Já a Fundação Clóvis Salgado (FCS), instituição vinculada à Secult, estreia o espetáculo gratuito “...Incomoda, Incomoda, Incomoda”, no Grande Teatro do Palácio das Artes, na terça-feira (6/7) apenas para convidados. A montagem, que celebra os 35 anos do Curso Técnico de Teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) e marca a formatura dos alunos do curso, fica em cartaz de 7 a 11 de julho. Os horários são às 20h30, de quarta-feira a sábado, e às 19h no domingo, com retirada de ingressos duas horas antes da apresentação, na bilheteria do teatro.

Na quinta-feira (8/7), a FCS estreia a exposição “Imagens Resolutivas”, resultado da 4ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH), ocupando as galerias Genesco Murta, Arlinda Corrêa Lima e Galeria Aberta Amilcar de Castro, além da fachada do Palácio das Artes, e a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. A partir de 16/7, o Cine Humberto Mauro retoma as sessões com a Mostra Joan Crawford. Os ingressos serão distribuídos antes de cada sessão, com lotação máxima do cinema de 30 lugares (25% da ocupação).

A partir desta quinta-feira (8/7), a Filarmônica de Minas Gerais volta a receber o público na Sala Minas Gerais, com apresentação inédita do pianista israelense Alon Goldstein, que vai executar a obra Segundo Concerto para Piano, de Brahms. Serão dois concertos com o mesmo repertório, na quinta-feira (8/7) e na sexta-feira (9/7), às 20h30. A presença do público está limitada ao máximo de 393 pessoas por apresentação, o que corresponde a 26% da capacidade total da Sala.

Confira abaixo mais informações sobre a programação no Circuito Liberdade:

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Lar Doce Lar, com Palhaça Brisa (Janaina Morse)

Acontece no dia 05 de julho, às 17h, no Canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Um diário prático e visual do cotidiano de uma palhaça em estado de isolamento social. A rotina que sufoca e se mantém até que diante da permanência ela, Brisa, se altera. Sendo muitas em si. Evento selecionado através da Convocatória de programação MMGV 2021. Integra o projeto Gerais Cultura de Minas.

Zapato busca Sapato, coma Trupe de Truões

Acontece no dia 13, às 10h30, no Canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. A história de um pequeno sapato e o reconhecimento de ser diferente já que nasceu sozinho em sua caixa. Narra as aventuras deste sapatinho a procura de seu par e os encontros no seu caminho no México, Brasil e Moçambique. É uma travessia que o faz conhecer-se a si mesmo. Integra o projeto Eu, Criança, no Museu!

Glaw Nader

Acontece no dia 25, às 11h, no Canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Glaw Nader apresenta seu trabalho de música instrumental: protagonismo negro e feminino. A estreia acontecerá no dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. “Me juntar aos meus pra fazer a música que é nossa.” Essa frase reúne a essência e a potência de como Glaw encara sua arte. O grande motivador para o seu trabalho é o bebop, movimento iniciado pelo saxofonista e compositor Charlie Parker, que de tão significativo inaugurou uma nova era na trajetória do jazz.

Moçambique Branco de Araguari: bate-papo e apresentação

Acontece no dia 31, às 10h, no Canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Vem do interior de Minas Gerais, da cidade de Araguari a atração de julho do Diversidade Periférica. Moçambique Branco de Araguari é força e fé pela Nossa Senhora do Rosario, São Benedito, Santa Efigênia e os Pretos Velhos que unem e geram transformação. Integra o projeto Diversidade Periférica, com curadoria de Patrícia Alencar.

Live de Lançamento do Livro Mirabilia em Carro de Boi, com Educativo MMGV e Heloisa Starling (UFMG)

Acontece dia 13, às 17h, no Canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Ser mineiro é uma identidade? É um sentimento? É um jeito de ser? É uma forma de viver? Essas perguntas nortearam a escrita do livro Mirabilia em Carro de Boi: tecendo identidades no Memorial Minas Gerais Vale. Para o lançamento convidamos a Prof. Dra. Heloísa Starling, coordenadora da pesquisa histórica da atual expografia do Memorial e autora do prefácio da obra, para um bate-papo com os organizadores Pamela Naumann e Smally Rodrigues, com mediação do Coordenador do Educativo Charles Souza.

Conectando Gerações, com Educativo MMGV

Acontece entre 19 de julho a 13 de agosto, com inscrições de 01 a 16 de julho. O Conectando Gerações é um projeto que visa a acessibilidade dos idosos com as redes sociais Instagram, Youtube, WhatsApp e Facebook, buscando melhorar a interação com o ambiente virtual e possibilitando diante do atual momento experiências com amigos e familiares. Nesse projeto será abordando questões básicas das ferramentas digitais, assim é voltado para quem tem pouco ou quase nenhum conhecimento da utilização dessas ferramentas. Será criado um grupo no WhatsApp no qual o participante poderá interagir no momento em que ele desejar durante o período de atendimento, de segunda à sexta, das 14h às 17h. É necessário inscrição pelo telefone 3343-7317. Integra o projeto Férias Divertidas no Memorial

Histórias e Brincadeiras em Casa, com Lucas Costa

Acontece nos dias 14, 21 e 28 de julho, das 10h às 11h. A oficina visa trazer encantamento para momentos em que os responsáveis e as crianças estão juntos e através de histórias, jogos e brincadeiras possam estreitar os laços afetivos com foco em Histórias Afrobrasileiras.

14/07 de 10h às 11h: Heroínas Negras do passado e do presente: Dandara e Marielle
21/07 de 10h às 11h: Orixás: Elementos da Natureza
28/07 de 10h às 11h:Galanga Chico Rei e Chico Juba: Sobre Cabelos e Ancestralidades.

Faixa-etária: crianças de 4 a 6 anos e responsáveis.
Via Google Meet. É necessário fazer inscrição pelo tel 31 3343-7317

Oficina de Conservação em Papel

Acontece nos dias 16, 23 e 30/07, às 13h, no Canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Sabe aquele documento que já está desgastado pela ação do tempo? Pode ser um documento civil, uma receita familiar ou algum registro afetivo? Venha aprender com o Educativo como preservá-lo de uma maneira mais eficaz com algumas dicas básicas de conservação. Iremos aprender também técnicas de encadernação que poderá servir para guardar os documentos. Serão três vídeos: o primeiro abordará alguns conceitos da área de conservação, o segundo tratará da higienização dos documentos e o terceiro o tema da encadernação.

Faixa-etária: a partir de 16 anos. Nâo é necessário fazer inscrição.
Integra o projeto Férias Divertidas no Memorial

Sinais de Cecília Meireles

Acontece entre 25 a 31/07 e 01, 02/08, às 13h, no Canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Escrever é um ato de reflexão que inventa a vida, traz luz a realidade, cria mundos imagináveis, possibilita o sonho e o devir. Em comemoração ao dia do escritor o Memorial convida você a emocionar-se através dos versos do Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles, obra que trouxe poesia a Conjuração e fundamentou a sala Panteão da Política Mineira do nosso museu. Serão 9 versos declamados em Libras e Português que fazem alusão a esse importante marco da nossa história.

Oficina “1, 2, 3 Marias”, com Felipe Oliveira e Cristal Lisboa

Acontece no dia 30, às 18h, Canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. A oficina se propõe a compartilhar com os participantes o jogo tradicional “3 Marias”. Através de uma contação de história, buscamos transmitir o jogo e suas possibilidades de desenvolvimento.

Faixa-etária: a partir de 7 anos. Não e necessário fazer inscrição.
Integra o projeto Férias Divertidas no Memorial

ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG

Exposição temporária "Sertão Mundo” - programação do 53º Festival de Inverno da UFMG

De 23 a 31 de julho de 2021, será realizado o 53º Festival de Inverno da UFMG. O Espaço do Conhecimento UFMG participa da programação com a abertura da nova exposição temporária "Sertão Mundo", no dia 30 de julho. Sertão Mundo foi concebida para o ambiente virtual e tem como referência o Sertão, esse lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa. Através de uma viagem pelo Sertão e por suas diferentes interpretações será possível apreciar escutas e vozes de muitos Brasis. A curadoria é de Claudia Campos Soares, Dânia Lima, Diomira Ma. C. P. Faria e Maurício Gino. A exposição será lançada em uma live no YouTube (www.youtube.com/espacoufmg), no dia 30 de julho, das 19h30 às 21h, com a participação da Reitora da UFMG, Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, de autoridades convidadas e dos curadores. O detalhamento da programação estará disponível no site do Espaço do Conhecimento (www.ufmg.br/espacodoconhecimento).

Oficina virtual "Colorindo o mundo: autorretratos com Anita Malfatti e o Sertão"

Na oficina virtual "Colorindo o mundo: autorretratos com Anita Malfatti e o Sertão", que integra a programação do Festival de Inverno, o público poderá ter contato antecipado com alguns elementos da exposição Sertão Mundo. A atividade é uma iniciativa do Educativo do Centro Cultural UFMG, em parceria com o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento UFMG. O objetivo é incentivar o público (a partir de 9 anos) a voltar o olhar para si e o seu entorno por meio de autorretratos, refletindo, desse modo, sobre sua relação com o mundo. A oficina é gratuita e acontece nos dias 26 e 28/07/21, das 14h às 16h, pelo Zoom. O link do formulário de inscrição será divulgado no site do Festival de Inverno (www.ufmg.br/festivaldeinverno) e no Instagram do Espaço do Conhecimento UFMG (@espacoufmg).

33ª Semana Rosiana, promovida pelo Museu Casa Guimarães Rosa

De 12 a 17 de junho de 2021, o Museu Casa Guimarães Rosa, localizado em Cordisburgo, realiza a 33ª Semana Rosiana, com o tema "Ave, Palavra". O Espaço do Conhecimento UFMG participa da programação com uma roda de conversa, no dia 17 de julho, sobre a exposição Sertão Mundo. A live será transmitida no canal www.youtube.com/espacoufmg. O Espaço também é responsável pelo podcast da Semana Rosiana. A segunda temporada, "Ave, Palavra", será lançada de 12 a 16 de julho, com novos episódios sempre às 10h.

Lançamento do Calendário Astronômico 2021-2022

De Solstício a Solstício, o Calendário Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG apresenta noções de astronomia de forma divertida e informa as datas em que ocorrerão eventos celestes que podem ser observados a olho nu, sem o auxílio de instrumentos. A edição 2021-2022 ficará disponível no site do Espaço do Conhecimento. Acompanhe as redes sociais do espaço para não perder o lançamento!

Descobrindo o Céu

Lives semanais de Astronomia. Não perca a programação de julho da Descobrindo o Céu! Toda quinta-feira, às 17h, no canal do Espaço no Youtube.

01/07 | O Telescópio Espacial Hubble
08/07 | O tempo é relativo?
15/07 | Por que a Lua parece maior no horizonte?
22/07 | Conversas Astronômicas - Prof. Árjuna Panzera
29/07 | Via Láctea, a nossa galáxia

Sábado com Libras

Oficina virtual | Jogos e brincadeiras teatrais em Libras. Com o objetivo de explorar os diversos fundamentos do universo teatral e suas potencialidades no aprendizado da Libras, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza, no dia 31 de julho, sábado, às 10h, a oficina virtual Jogos e brincadeiras teatrais em Libras. A oficina convida o público a explorar a imaginação e a usar a improvisação e a expressão corporal, elementos muito presentes no universo teatral, por meio de jogos e atividades lúdicas, que vão ajudar a trabalhar e expandir o vocabulário em Libras. As inscrições podem ser feitas gratuitamente a partir de 26 de julho, pelo formulário disponível na página do projeto Sábado com Libras

Lançamento do Catálogo

Saberes Indígenas e Etnofármacos. Em julho, o Espaço do Conhecimento UFMG lança o catálogo Saberes Indígenas e Etnofármacos, uma publicação do Núcleo de Ações Educativas, Acessibilidade e Estudos de Público. Ele apresenta parte dos resultados da pesquisa sobre os usos de plantas medicinais por quatro povos indígenas, os Maxakali, Pataxó, Xakriabá e Yanomami. O catálogo estará disponível em versão virtual, no site do Espaço do Conhecimento. Acompanhe as nossas redes sociais para conferir o lançamento!

BDMG CULTURAL

Exposição Longo Prazo

Exposição Longo Prazo, da artista Clarice G Lacerda. De 30 de junho a 27 de julho de 2021, o BDMG Cultural realiza a exposição Longo Prazo, da artista visual belorizontina Clarice G Lacerda, na plataforma virtual www.mostrasbdmgcultural.org. São 23 obras em diferentes técnicas: desenhos, recortes e colagens, objetos encontrados e objetos manipulados, fotografias, vídeo, instalação, frotagens e cadernos de artista editados como livros. A exposição Longo Prazo foi selecionada no edital de concorrência pública divulgado em novembro de 2020. No Ciclo de Mostras BDMG Cultural 2021, ainda vão passar por exposições, na Galeria de Arte e em plataforma virtual, a dupla de artistas Affonso Uchoa e Desali, a dupla Lucélia Romão e Jessica Lemos e o artista Marc Davi.

Urbe Urge: Live com Alexandre Araújo Costa Urge: Live com Alexandre Araújo Costa

No dia 14 de julho, às 14h30, o BDMG Cultural promove a terceira da série de lives públicas do programa Urbe Urbe, com o físico, ativista climático, ambientalista e professor Titular da Universidade Federal do Ceará, Alexandre Araújo Costa. O diálogo será transmitido pelo canal do YouTube.com/BDMGCultural, ao vivo, gratuito e sem necessidade de inscrição. URBE URGE é o novo programa de fomento a projetos de arquitetura, urbanismo e design, em resposta à emergência climática, do BDMG Cultural, em parceria com o Cosmopólis, grupo de pesquisa da Escola de Arquitetura e Design da UFMG

20º Prêmio BDMG Instrumental

De 23 a 25 de julho, o BDMG Cultural realiza a finalíssima do Prêmio BDMG Instrumental, que completa duas décadas de realização em 2021, consolidado como uma importante vitrine e fonte de estímulo para músicos e compositores de Minas Gerais. Os 12 músicos finalistas foram selecionados por uma comissão formada pelo compositor e baterista André “Limão” Queiróz, pela pianista e professora Heloísa Feichas e pelo compositor e pianista Túlio Mourão. Cada instrumentista vai defender duas composições autorais e um arranjo, como de praxe na história da premiação, em três noites de apresentações restritas, com transmissão ao vivo no canal YouTube.com/BDMGCultural, direto do Teatro Sesiminas, em conformidade com as normas de vigilância sanitária vigentes. A programação completa está disponível em: bdmgcultural.mg.gov.br

Urbe Urge: Live com Alyne Costa

No dia 28 de julho, quarta-feira, às 14h30, o BDMG Cultural promove a quarta da série de lives públicas do programa Urbe Urbe, com a doutora em filosofia pela PUC-Rio, professora do quadro complementar do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e pós-doutoranda do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ Alyne Costa. O diálogo será transmitido pelo canal do YouTube.com/BDMGCultural, ao vivo, gratuito e sem necessidade de inscrição. URBE URGE é o novo programa de fomento a projetos de arquitetura, urbanismo e design, em resposta à emergência climática, do BDMG Cultural, em parceria com o Cosmopólis, grupo de pesquisa da Escola de Arquitetura e Design da UFMG.

CASA FIAT DE CULTURA

As Praças [In]visíveis

13/jul a 12/set | virtual. Ao pensar em uma cidade, muitas imagens vêm à cabeça. Mas qual é o espaço capaz de traduzir o lugar do encontro, do ir e vir das pessoas, das histórias e cultura de um povo? As praças, espaços públicos que atraem multidões, que abrigam ideias e sentimentos, que evocam memórias e atravessam gerações. Nos últimos tempos, esses lugares foram marcados por paisagens inimagináveis. Ao trocar o burburinho das rotinas das grandes cidades pela imensidão dos silêncios impostos pela pandemia, as praças evidenciaram um novo cenário, despertando novos olhares e relações. A exposição virtual “As Praças [In]visíveis” reúne quarenta e dois escritores e fotógrafos italianos para um diálogo entre a cultura e a beleza da Itália, revelando esses monumentos arquitetônicos como verdadeiras obras de arte. A mostra é uma realização conjunta da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália em Belo Horizonte e conta com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.

Palestra | Liberdade de Percepções, com a arquiteta Jô Vasconcellos

13/jul | das 19h às 20h30 | transmissão ao vivo. As praças possuem uma importância simbólica que vai além da questão estética e funcional. São espaços democráticos de encontro e convívio urbano. Em Belo Horizonte, uma das mais icônicas é a Praça da Liberdade. Ela surgiu com a capital mineira – primeira cidade moderna planejada do Brasil. Ao longo dos anos, esta praça experimentou transformações, propiciando diversas percepções e experiências. Em 1990, a Praça da Liberdade passou por uma grande reforma estrutural, projeto que contou com a participação de Jô Vasconcellos, referência na área de arquitetura, paisagismo e urbanismo. Nessa palestra virtual, Jô compartilhará histórias e curiosidades sobre essa praça tão querida pelos belo-horizontinos e cartão postal da cidade. O evento faz parte da programação paralela da exposição virtual “As Praças [In]visíveis”. Inscrições gratuitas na Sympla

Encontros com o Patrimônio | Memória na ponta dos pés: um bate-bola sobre futebol e identidade

25/jul | das 11h às 12h30 | transmissão ao vivo. O futebol é esporte, paixão, negócio, tradição e, também, identidade. Ele nasceu na Inglaterra em 1863 e, em 1894, foi introduzido oficialmente no Brasil por Charles Miller. O esporte é tão importante que ganhou uma data só sua: o Dia Nacional do Futebol, celebrado em 19 de julho. Para comemorar, o Encontros com o Patrimônio abordará a história do esporte no país, destacando personagens emblemáticos dessa trajetória, assim como os cinco títulos mundiais do Brasil e seus contextos sociais e históricos. A convidada desta edição é a coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, do Museu do Futebol, Diana Mendes, que vai destacar os processos de pesquisa e salvaguarda dessa memória, além de exibir parte do acervo da instituição. Inscrições gratuitas pela Sympla.

Oficina de Férias | Desenho é jogo, com Guilherme Teixeira

17/jul | das 10h às 12h | transmissão ao vivo. Muita gente se afasta do desenho por acreditar que não sabe desenhar. Uma forma de aproximação a essa prática — tão antiga quanto a nossa espécie — é tratar o desenho como uma brincadeira ou um jogo. Nessa oficina virtual de desenho, os participantes experimentarão diferentes jogos e propostas visando o prazer e a alegria de desenhar junto e de forma criativa, descobrindo suas possibilidades. O ministrante é Guilherme Teixeira, artista e mestre em poéticas visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Sua pesquisa abrange, entre outros temas, as relações entre a arte e a pedagogia, e seus trabalhos convidam o público a fazer escolhas, individual e coletivamente. Inscrições gratuitas pela Sympla.

CENTRO CULTURAL UNIMED-BH MINAS

Exposição “Instante Invisível”, Eugênio Sávio

A partir de 15 de julho. Instante Invisível é a mostra de fotografias de Eugênio Sávio, que estará em cartaz entre os meses de julho e setembro, contemplando o período dos Jogos Olímpicos, na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas (CCUnimed-BH Minas). A exposição reúne 138 fotografias produzidas pelo fotógrafo mineiro ao longo de 30 anos em que acompanhou eventos esportivos mundiais como Jogos Olímpicos, Copas do Mundo e outros eventos dedicados às modalidade de natação, vôlei, basquete, tênis, entre outras.

Exposição “Imagens descobertas”

A partir de 22 de julho. O corredor que dá acesso à Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas (sem data para abertura) e Salas de Cinema (com previsão de abertura para 2022), foi transformado no Espaço de Exposição. A primeira mostra a ocupar o lugar é intitulada “Imagens Descobertas”, em que a cada três meses, 20 fotografias de Bruno Roberto Martins da Costa, produzidas entre 1943 e 1975, serão expostas. As imagens mostram a sociedade da época por meio de acontecimentos na capital mineira e no Minas Tênis Clube. Tais imagens têm uma história curiosa: encontrados, no Minas Country, nossa Unidade campestre, os 3.820 negativos, que foram higienizados e digitalizados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e do Escritório de Advocacia Araújo & Fontes. O Espaço Expositivo tem patrocínio máster do Instituto Unimed-BH.

Letra em cena on-line especial – Biblioteca do Minas

27 de julho, às 20h - A sessão de julho do programa literário do Minas Tênis Clube, "Letra em Cena. Como ler...", receberá, em seu formato on-line, vários convidados simultaneamente. Em comemoração à inauguração da Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas, o jornalista e curador do programa, José Eduardo Gonçalves, apresentará depoimentos inéditos de importantes nomes da literatura brasileira. A performance de textos será feita pela escritora, pesquisadora e atriz Bruna Kalil Othero.

Sarau Minas Tênis Clube – inscrições

Será publicado no dia 5 de julho o edital do Sarau Minas Tênis Clube, edital de ocupação do Teatro do espaço cultural, para cantores intérpretes, por meio do qual são escolhidos quatro cantores (individual ou banda) para fazer show no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. No ato da inscrição, que é on-line e gratuita, o candidato deve indicar o artista ao qual prestará homenagem, interpretando as canções de seu repertório. O show pode ter no mínimo 12 e no máximo 16 canções, podendo colocar até três músicas autorais. As inscrições, gratuitas e on-line, deverão ser feitas entre 7 de julho e 10 de agosto. O resultado será no dia 27 de agosto. Os shows do Sarau serão nos dias 28/9, 5,19 e 26/10, às 20h.

FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS

Série Fora de Série – A orquestra romântica II

8 de julho – 20h30
Sala Minas Gerais
Fabio Mechetti, regente
Alon Goldstein, piano

MENDELSSOHN - Sinfonia nº 3 em lá menor, op. 56, "Escocesa"
BRAHMS - Concerto para piano nº 2 em Si bemol maior, op. 83

15 de julho – 20h30
Sala Minas Gerais
Fabio Mechetti, regente
Cármelo de los Santos, violino

SAINT-SAËNS - Concerto para violino nº 3 em si menor, op. 61
ROSSINI - La Gazza Ladra: Abertura
ROSSINI - Cinderela: Abertura
ROSSINI - O Senhor Bruschino: Abertura
ROSSINI - Semiramide

22 de julho – 20h30
Sala Minas Gerais
Fabio Mechetti, regente
Eduardo Monteiro, piano

ROSSINI O barbeiro de Sevilha: Abertura
ROSSINI Uma italiana na Algéria: Abertura
ROSSINI Guilherme Tell: Abertura
BRAHMS Concerto para piano nº 1 em ré menor, op. 15

29 de julho – 20h30
Sala Minas Gerais
Fabio Mechetti, regente

ELGAR - Serenata para cordas em mi menor, op. 20
VILLA-LOBOS - Bachianas brasileiras nº 1
BEETHOVEN - Sinfonia nº 2 em Ré maior, op. 36

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui